Caçapava recebe inscrições para workshop com músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira

A Orquestra Sinfônica Brasileira receberá inscrições de músicos moradores de Bragança Paulista, Caçapava, Cruzeiro, Guararema, Guaratinguetá, Lorena, Suzano e Paulínia interessados em participar de workshops com integrantes da orquestra em suas respectivas cidades. Os candidatos devem se inscrever gratuitamente no site www.conexoesmusicais.com.br e precisam ter nível de conhecimento intermediário ou avançado de seus instrumentos. Para Caçapava, as inscrições devem ser feitas de 12 a 16 de agosto.

O workshop em Caçapava aceitará inscrições de violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas e as aulas serão com os professores do Quinteto de cordas. São oferecidas 50 vagas, sendo 20 vagas para violino; 10 vagas para viola; 10 vagas para contrabaixo; e 10 vagas para cello. Podem participar alunos a partir de 12 anos que estudem os instrumentos acima relacionados. Os alunos deverão levar seu próprio instrumento. O link para inscrição online é o https://forms.gle/SNkqWxEZjnvVSkRM9

As aulas acontecerão no dia 21 de agosto, das 9h às 15h, na Escola Ruy Barbosa (Rua Marquês do Herval, 01, Centro) e serão seguidas de concerto de câmara com o Quinteto de Cordas da OSB. A ação faz parte do Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Nas cidades por onde passará o Quinteto de Cordas da OSB (Bragança Paulista,Suzano, Caçapava e Guaratinguetá) o programa aceitará inscrições de violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas. Já nos municípios que receberão o Quinteto de Metais da OSB (Bragança Paulista, Guararema e Lorena), podem se candidatar trompetistas, trombonistas, trompistas e tubistas. Cruzeiro receberá o trio de Câmara da OSB, aceitando inscrições de clarinetistas, flautistas e percussionistas. Paulínia oferecerá workshops para trompetistas e trombonistas.

A cidade de Paulínia dará início às atividades, com aulas no 16 de agosto, seguida por Bragança Paulista, dia 17. No dia 19 será a vez de Guararema e Suzano e no dia 21 Lorena e Caçapava receberão os workshops. Guaratinguetá sediará as aulas no dia 22 e Cruzeiro encerra o ciclo no dia 23 de agosto. Em novembro de 2019 acontecerá um grande concerto na cidade de Paulínia e os músicos dessas oito cidades que mais se destacarem durante os workshops terão a oportunidade de subir ao palco junto com a OSB, um dos conjuntos sinfônicos mais tradicionais do país.

No início de agosto o Conexões Musicais realizou o “Orquestra em Sala”, primeira fase do projeto, para cerca de 300 educadores da rede pública desses municípios. Na ocasião, músicos da OSB ministraram palestras leves e interativas, com o objetivo de capacitar os professores para que eles repliquem a seus alunos os conhecimentos adquiridos sobre o universo da música de concerto, o funcionamento de uma orquestra sinfônica e o trabalho dos músicos.

Criado em 2017, o Conexões Musicais tem como objetivo criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação. Além de municípios do interior paulista, em 2019 o projeto será levado também a cidades do Maranhão.

SOBRE A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 79 anos de trajetória

ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Nas últimas sete décadas, a OSB revelou nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses, e esteve à frente, maestros e compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, Claudio Santoro, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri. Também faz parte de sua história a colaboração de alguns dos maiores artistas do cenário internacional como Leonard Bernstein, Arthur Rubinstein, Mstislav Rostropovich, Igor Stravinsky, Claudio Arrau, Zubin Mehta, Lorin Maazel e Kurt Masur, entre muitos outros.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem a NTS - Nova Transportadora do Sudeste como mantenedora e a Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras e Eletrobras como copatrocinadora, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

SERVIÇO: Inscrições para o projeto Conexões Musicais: Para Caçapava, inscrições de 6 a 12 de agosto de 2019 no endereço: www.conexoesmusicais.com.br

Workshops: Paulínia – Dia 16 de agosto Bragança Paulista – Dia 17 de agosto Guararema – Dia 19 de agosto Suzano – Dia 19 de agosto Caçapava – Dia 21 de agosto Lorena – Dia 21 de agosto Guaratinguetá – Dia 22 de agosto Cruzeiro – Dia 23 de agosto