Ação da Secretaria de Saúde leva serviço médico ao bairro Guadalupe

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, inciou na quinta-feira (12) atendimento no bairro Guadalupe beneficiando cerca de 50 famílias da região, que passarão a contar, a cada 15 dias, com serviços de uma equipe de saúde que inclui um médico clínico geral, uma enfermeira e quatro auxiliares de enfermagem.

O objetivo da ação é facilitar o acesso das famílias do bairro aos serviços básicos de saúde, evitando o deslocamento até a UBS (Unidade Básica de Saúde) na região central de Caçapava.

O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17h em espaço comunitário da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, na Rua 2, S/N.

A cada quinze dias serão ofertados serviços de saúde como realização de exames papanicolau, atualização de carteira de vacinação e consulta com médico clínico geral.

No primeiro dia de funcionamento, foram realizados 16 exames papanicolau, 12 consultas médicas e, até o início da tarde de quinta-feira, um total de 14 atendimentos de vacinação. São oferecidas vacinas contra hepatites A e B, tétano, meningite, HPV, varicela, paralisia infantil e tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

O serviço médico no local agradou aos moradores. “Vai facilitar a vida de muita gente aqui, porque é muito difícil conciliar o horário de ônibus com os das consultas na cidade. Então está sendo ótimo ter esse serviço aqui”, disse a estudante Janaína Nascimento dos Santos, que levou o filho Kennay, de 3 anos, para uma consulta médica.

Outra que aprovou o atendimento foi a dona de casa Gabriela dos Santos Augusto, que levou o filho Arthur, de 1 ano e 2 meses, para uma consulta de rotina. “Com criança é muito difícil ir até a cidade para passar no médico. Aqui facilita a vida da gente”, disse ela.

Para serem atendidos no local, os moradores entram em contato com uma representante do bairro, Rosemeire Aparecida dos Santos Isaias, voluntária que recolhe os nomes dos pacientes e encaminha à UBS para marcação das consultas.