Caçapava adere ao programa Jornada do Patrimônio 2019

A Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura de Caçapava aderiu ao programa “Jornada do Patrimônio SP 2019”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a valorização do patrimônio cultural, material e imaterial dos municípios que integram o Estado de São Paulo. A reunião para o lançamento da edição deste ano do projeto ocorreu na quinta-feira (7), na sede da Secretaria de Cultura, em São Paulo, e contou com a participação de representantes de 90 municípios.

Este é o segundo ano que Caçapava adere ao programa, que teve início em 2017 e oferece a oportunidade de visitas guiadas aos edifícios históricos das cidades, com o fim de envolver a população ativamente na preservação de seu patrimônio. No ano passado, o município realizou o evento em setembro com a participação de outras secretarias municipais e da sociedade civil, e promoveu a visita a prédios históricos que compõem o patrimônio histórico da cidade bem como àqueles de grande valor afetivo para população. O roteiro incluiu uma visita guiada por fazendas da zona rural do município.

A previsão é que a edição 2019 da Jornada do Patrimônio de Caçapava seja realizada no final de outubro. A programação é desenvolvida pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer com o apoio do Governo do Estado.

Durante a reunião, que contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e técnicos da secretaria, Caçapava foi convidada a relatar sua experiência com a realização da primeira Jornada, no ano passado. O assessor da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, Bruce Rosa, fez um breve relato da programação ressaltando os pontos que fizeram parte das visitas.

Fotos: Joca Duarte/Sec.Cultura SP