Caçapava inaugura primeira instalação modelo de sustentabilidade

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, entrega no dia 13 de setembro, às 9h, o primeiro prédio adaptado do município para ser modelo de sustentabilidade dentro das diretivas do programa Município Verde Azul do Governo do Estado de São Paulo.

O prédio escolhido foi a própria sede da Secretaria, que foi reestruturada, com apoio de empresas locais, recebendo 10 itens que garantem o título de espaço sustentável, de acordo com o programa. Os itens são os seguintes:

1 – Troca de todas as lâmpadas do prédio por lâmpadas de LED, mais econômicas, com o apoio da Bandeirante Energia;

2 – Instalação de temporizadores e aeradores nas torneiras para economia de água, com o apoio da Sabesp;

3 – Construção de rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida;

4 – Construção de um bicicletário para os funcionários;

5 – Implantação de recipientes para a coleta seletiva, com apoio da Pilkington;

6 – Sensores de presença para luzes nos corredores e outros pontos onde não há presença constante de pessoas, com apoio da Simoldes;

7 – Manutenção de uma área permeável, representada pelo jardim externo;

8 – Instalação de pontos de coleta de pilhas e baterias (ecopontos), com apoio da Cebrace;

9 – Janelas amplas de vidro, permitindo a passagem da luz natural;

10 – Aplicação de insulfilme térmico para reduzir o calor do ambiente interno do prédio, evitando assim o gasto com ar-condicionado.

Com a entrega da instalação modelo, Caçapava tem a chance de alavancar no ranking final dos municípios mais sustentáveis do Estado de São Paulo dentro do Programa Município Verde Azul. Na pontuação geral do programa, Caçapava ocupou, em 2018, a 200ª posição entre 645 municípios. O ranking deste ano ainda não saiu.

A proposta é que o projeto de instalação modelo possa ainda ser copiado e implantado nos demais prédios municipais, em etapas futuras, ampliando e estimulando as ações sustentáveis na cidade.