Caçapava participa de lançamento do Programa Juntos pela Cultura, do Governo do Estado de São Paulo

Caçapava participou na segunda-feira (9) de evento de lançamento do programa ”Juntos pela Cultura / Estados + Prefeituras”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio das secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Regional.

Durante o evento, que ocorreu no Palácio do Governo, o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão e o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi anunciaram a realização do programa que destina R$ 12,5 milhões para parcerias com prefeituras em cinco iniciativas: Virada SP, Circuito SP, Tradição SP, Revelando SP e +Gestão SP.

O encontro contou com a presença de representantes de prefeituras e secretarias de cultura de várias regiões do Estado. Por meio de chamadas públicas, as prefeituras poderão inscrever projetos para participar das ações. As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira (11) no site www.cultura.sp.gov.br

Entre as novidades anunciadas está o programa “Tradição SP” que, por meio de chamada pública contínua para as prefeituras, apoiará eventos de grande impacto cultural e turístico, como festas populares tradicionais do Estado. O teto para cada município que pleitear os recursos é de R$ 15 mil para custeio de cachês artísticos.

Outra novidade é o +Gestão SP”, novo programa que vai oferecer, em parceria com instituições de ensino, cursos executivos de gestão cultural para secretários municipais e gestores de equipamentos culturais, na modalidade educação à distância e sem custo para as prefeituras.

O programa Revelando SP, considerado pelo Governo do Estado o maior evento de economia criativa de todos os tempos, terá novidades. Ocorrerá de 13 a 17 de novembro, no Parque da Água Branca. Cada município terá um estande e poderá levar sua gastronomia, artesanato, música, dança, artes cênicas, folclore, design, audiovisual e demais expressões culturais. A participação também se dará por meio de chamada pública e a curadoria dos estandes será dos próprios municípios.

Já o programa Virada SP selecionará quatro projetos de viradas culturais, que acontecerão em novembro e dezembro, em municípios de macrorregiões diferentes.

Outra possibilidade de parceria entre municípios e Estado é o Circuito SP, por meio do qual noventa cidades de todas as regiões receberão espetáculos consagrados de música e artes cênicas, com ações de formação e capacitação. A concorrência também será por chamada pública.

Seminário Juntos pela Cultura

O Seminário Juntos pela Cultura apresentou também, durante todo o dia, palestras com os Secretários, integrantes da equipe da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, representantes municipais e gestores de cultura. O público teve a oportunidade de conhecer as diretrizes, ações em andamento e projetos da Pasta. Caçapava foi representada pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Durante o evento, Sérgio Sá Leitão destacou a importância das atividades culturais e criativas no Brasil, que já produzem 2,64% do PIB.

Crédito Foto: Joca Duarte/Sec.Cultura de SP