Cartório Eleitoral monta posto itinerante em Caçapava Velha  para a realização de biometria

Os eleitores que residem nos bairros de Caçapava Velha, Vila Medeiros, Vila Henrique, Vila Velha I e II e bairros próximos estão convocados pela Justiça Eleitoral para fazerem o cadastramento biométrico no período de 07 a 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h15 às 16h, no Posto Itinerante que será montado em uma sala anexa da Escola Municipal Zélia de Castro Marques, situada na Travessa Santa Cruz, 200, em Caçapava Velha. O projeto itinerante nos bairros mais afastados do centro será encerrado em Caçapava Velha e, a partir de então, o atendimento ficará concentrado exclusivamente na sede do Cartório Eleitoral, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Rua Dom Pedro II, 195, Vila Resende, Caçapava.

Em Caçapava restam 22 mil eleitores para fazerem a biometria e o prazo final está bem próximo. Segundo o Cartório Eleitoral, os eleitores que insistirem em deixar para os últimos dias do prazo devem estar cientes de que enfrentarão longas e intermináveis filas e o procedimento que atualmente leva minutos levará horas para ser concluído.

Atendimento

O Posto Itinerante é uma ação de cidadania desenvolvida pela Justiça Eleitoral em parceria com a Prefeitura de Caçapava. O eleitor vai efetuar o cadastramento biométrico (coletar assinatura, tirar fotografia e cadastrar todas as digitais), recebendo o novo título na hora, sem qualquer custo adicional. O procedimento em si é extremamente rápido e leva em torno de 10 minutos.

Para fazer a biometria, é necessário levar um documento oficial de identificação original (RG, CNH, etc.), comprovante de residência no nome do próprio eleitor (conta de água, luz, telefone, internet, TV por assinatura, carnê de IPTU, boleto ou correspondência bancária, carnê de loja) desde que seja recente (últimos três meses) e o título, caso tenha.

A região de Caçapava Velha possui 2 locais de votação (EE DR. FLAIR CARLOS DE OLIVEIRA ARMANY e EMEF PROFª ZÉLIA DE CASTRO MARQUES), nos quais votam 3.287 eleitores. Ao todo Caçapava possui 29 locais de votação e 71.305 eleitores.

Biometria obrigatória

Quem não fizer o cadastramento biométrico, atendendo à convocação da Justiça Eleitoral, além de ter o título cancelado, ficando de fora das eleições municipais de 2020, não poderá ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.