Comunidade prestigia evento de encerramento da Semana do Ensino Fundamental na Praça da Bandeira

Mais de 700 pessoas passaram pela Praça da Bandeira neste sábado (30) durante a programação de encerramento da Semana do Ensino Fundamental, evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, com objetivo de apresentar para a comunidade as práticas pedagógicas desenvolvidas no dia a dia das escolas durante o ano.

No total, 14 escolas da Rede Municipal de Ensino participaram das atividades envolvendo alunos, professores e gestores.

Com o tema Escola Além dos Muros – Construindo Pontes, Este é o Caminho, a Semana do Ensino Fundamental teve início no dia 25 e contou com palestras, HTC Interativo e atividades artísticas.

Na Praça da Bandeira, cada escola pode apresentar para pais, familiares e comunidade, por meio de exposição e intervenções artísticas dos alunos, uma amostra das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.

Marta Oliveira e Gustavo Vilas Montoro foram prestigiar a apresentação do filho Pedro Marlon, 7 anos, aluno do 2º ano da EMEF Prof. Fernando Pantaleão. “É importante ver a criança participando dos trabalhos, expondo, se apresentando para o público”, afirmou Gustavo. Pedro Marlon fez parte de um número teatral com o ator e professor Miguel Safe. “Ele estava ansioso pela apresentação”, disse Marta.

Pelo palco passaram atrações como bandas de música reunindo alunos e professor, apresentação de esquetes teatrais, performances de palhaços, números de dança e até interpretação de uma canção em Libras (Língua Brasileira de Sinas) pelos alunos da EMEF Geny Farah a partir de projeto desenvolvido em sala de aula, com alunos do 1º ao 5º ano, pela professora Mara Borsoi.

Amanda Santos Kondor, 9 anos, aluna do 3º ano, foi uma das crianças que participaram da interpretação em Libras. A mãe, Rafaela Monalisa Santos, disse que ficou orgulhosa ao ver a apresentação da filha. “Ela vem ensaiando há dias para a apresentação, fiquei orgulha com o resultado”, disse.

As apresentações no palco ressaltaram valores como inclusão, sustentabilidade e construção coletiva.

A BAMAC (Banda Marcial de Caçapava) abriu o evento. O encerramento, pouco depois do meio-dia, ficou por conta de coral incluindo alunos das escolas Daphne Cesar Ghidella, Zélia Madureira e Raif Mafuz.

Participaram do evento Na Praça da Bandeira as escolas Profª. Hermengarda Rodrigues Braga, Dr. Antônio Pereira Bueno, Geny Farah Salles, Prof. Aluísio França Barbosa, Prof. Lindolpho Machado, Prof. Edmir Viana de Moura, Profa. Zélia de Castro Marques, Profa. Maria Aparecida de Pinho, Prof. Fernando Pantaleão, Dr. Raif Mafuz, Durvalina Costa da Silva. Além de Profa. Daphne Cesar Ghidella, Profa. Zélia de Souza Madureira e Revertendo Professor Eliel de Almeida Martins.

Além de pais e professores, a plateia contou com a presença de autoridades, secretários da Prefeitura e comunidade.