Defesa Civil de Caçapava participa de treinamento para combater queimadas

A Defesa Civil de Caçapava e uma equipe de cinco brigadistas municipais participaram na última quarta-feira (24) da 5ª Oficina Preparatória da Operação Estiagem promovida pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O encontro ocorreu em Taubaté com a participação de representantes dos municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

O objetivo do treinamento é apresentar técnicas de combate ao fogo no período de estiagem, quando há maior incidência de queimadas por causa do tempo seco. A Operação Estiagem ocorre no período de 01 de maio a 30 de outubro.

A oficina foi dividida em duas partes: uma teórica, pela manhã, e outra prática, com a realização de um simulado de combate a incêndio em mata, no período da tarde.

Os participantes receberam ainda orientações sobre a importância de conscientização da população para os cuidados básicos com a saúde durante o período seco.

Para o coordenador interino da Defesa Civil de Caçapava, Leonardo Aparecido de Faria Jr., a participação na oficina é muito importante para a capacitação dos agentes e atualização das técnicas de combate a incêndio. O encontro possibilita ainda, diz ele, o contato com instrutores com larga experiência, o que permite o aperfeiçoamento técnico dos agentes.

Em Caçapava, segundo ele, serão realizadas ações de conscientização da população sobre o risco das queimadas, especialmente em áreas rurais. Em 2018, foram registradas dez ocorrências de combate a fogo no município, quando a Defesa Civil agiu em conjunto com o Corpo de Bombeiros. A maior parte dos casos foi registrada na zona rural, com apenas uma ocorrência na região central. No município as queimadas são proibidas por lei (Lei nº 4678, de 31 de julho de 2007).