EMEF Lindolpho Machado recebe programa de cinema da MRS Logística

A EMEF Lindolpho Machado foi a escolhida para receber, da MRS Logística, o projeto “Cinemateca escola & vida”, que consiste em uma sala multifuncional de cinema e biblioteca, com 40 DVDs, 150 livros (incluindo títulos em braile) e sistema de projeção e som. A inauguração da sala aconteceu hoje à tarde, 5 de novembro, na sede provisória da escola (prédio da Ruth Sá), com a presença da secretária de Educação, de representantes da MRS Logística, da direção da escola, de professores e alunos.

Durante a cerimônia de entrega da Cinemateca, houve apresentação de leitura e dança dos alunos do 3º e 5º anos da escola e a presença de um “Carlitos” em perna de pau que, além de fazer a abertura do evento, contou um pouco da história do cinema para a plateia de alunos e professores.

O objetivo do projeto é democratizar o acesso das crianças ao cinema, estimular a leitura e auxiliar nas atividades culturais e pedagógicas da escola. A escolha das escolas contempladas é feita pela própria empresa.

De acordo com a analista de Relações Institucionais da MRS, Adriana Carvalho, os critérios de escolha das escolas levam em conta a proximidade dessas com a linha férrea e, em alguns casos, as cidades com maiores índices de acidentes nessas regiões.

Este é o segundo ano que Caçapava recebe o projeto. No ano passado, a escola Daphne foi a contemplada. Neste ano, 12 municípios brasileiros receberam a Cinemateca. No Vale do Paraíba, além de Caçapava, foram contempladas as cidades de Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Lorena, Aparecida, Pindamonhangaba e Taubaté.

A escola Lindolpho Machado está atualmente alocada no prédio do Ruth Sá, enquanto o prédio original passa por reformas. Tão logo a reforma seja concluída, a escola habilitará uma sala para onde serão transferidos os equipamentos doados pela MRS Logística.