Escolas de Caçapava realizam eventos culturais neste sábado

Diversas escolas e creches municipais estão com programação de eventos culturais para este sábado, 8 de junho, com o apoio da Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação. Os chamados “Resgates Culturais” são festas típicas, que reúnem comunidade, familiares, alunos, professores e direção em momentos de descontração e integração, com apresentações variadas de música e dança.

A maioria dos resgates culturais abordam os temas caipiras, com decoração e caracterização de roupas típicas juninas. E há também escolas que elegem outros temas para o resgate, como é o caso da EMEIPI Padre Benedito Alves Monteiro, na Vila Paraíso, que escolheu como tema os “Clássicos da Literatura Infantil”.

Essas festas são oportunidades para aproximar a escola da comunidade que a rodeia e, principalmente, fazer com que as famílias participem da vida escolar dos filhos e de suas realizações. As crianças fazem apresentações durante os eventos.

As escolas que realizarão o resgate cultural neste sábado serão:

EMEI Prof. Joaquim Raphael de Araújo Filho

(R. Frei Sérgio, 110 - Vila Menino Jesus)

14h- Abertura;

14h30 – Apresentação dos alunos do infantil I (manhã e tarde) – Professoras Débora, Ana Angélica, Rosana e Velta;

15h00 – Apresentação dos alunos do infantil IIA, IIB, IIC e IID (manhã) – Professoras Fernanda, Claudiene, Luciene e Cidinha;

15h30 – Apresentação dos alunos do infantil IIE, IIF, IIG, IIH e III (tarde) – Professoras Maria Flôr, Sílvia, Suzana Flávia e Márcia;

16h00 – Apresentação dos alunos do infantil IIIA, IIIB, IIIC, IIID e IIIE (manhã) – Professoras Jane, Érika, Rosiane, Lúcia e Ana Lúcia;

16h30 – Apresentação dos alunos do infantil IIIF, IIIG, IIIH, IIII, IIIJ (tarde) – Professoras Rosilene, Rosiane, Elis, Alexandrina e Lúcia;

17h00 – Coroação de Rei e Rainha

18h00 – Encerramento.

O evento também conta com barracas de comidas típicas e de brincadeiras, como pescaria e árvore surpresa.

EMEI Prof.ª Maria Eugênia da S. Ayello Faria

(Av. Dr. João Pantaleão, 30 - Nova Caçapava)

Das 15h30 às 19h30

15h30 – Abertura;

16h00 – Apresentação dos alunos do Maternal A (tarde);

16h30 – Apresentação dos alunos IA, IIA (manhã);

17h00 – Apresentação dos alunos IB, IC (tarde);

17h30 – Apresentação dos alunos IIB, IIC, IID (tarde);

18h00 – Apresentação dos alunos IIIA, IIIB (manhã);

18h30 – Apresentação dos alunos IIIC, IIID (tarde);

19h00 – Coroação da Miss e Mister Caipirinha;

19h30 – Encerramento

Durante o evento também haverá apresentação musical de Elton e do Grupo Recordar de Taubaté, barracas de comidas típicas, brincadeiras, bingo e brechó.

EMEF Dr. Antônio Pereira Bueno

(Rua Uruguai, 140 - Jardim Caçapava)

Das 15h30 às 18h30

O evento contará com apresentação dos alunos da escola, premiação da Miss e do Mister Caipirinha, barracas de brincadeiras e barracas com doces, pastéis, refrigerantes, cachorro quente, pipoca, bolinho caipira e espetinho de churrasco.

EMEF Dr. Raif Mafuz

(Rodovia Edmir Viana de Moura, 73 – Santa Luzia)

Das 15h00 às 19h00

A festa vai contar com toda a equipe da escola, com muita música e apresentações de danças. Terá comidas típicas e, durante o evento, serão escolhidos e haverá a coroação do Rei e da Rainha do Resgate.

EMEIPI Prof.ª Hercília de Godoy Araújo

(Parque Residencial Maria Elmira)

Das 14h00 às 18h00

A festa vai reunir crianças, professores e família em um momento de descontração sob o tema “Resgatando Culturas”. Haverá apresentação cultural dos alunos, ação entre amigos, comidas típicas e diversas brincadeiras para as crianças, como peixinho e piscina de bolinhas.

EMEIPI Padre José Benedito Alves Monteiro

(Rua José Monteiro da Silva, 53 – Vila Paraíso)

Tema: Clássicos da Literatura Infantil

14h00 – Abertura;

15h00 – Contação de história com Cidinha Marinho

15h30 – Berçário I e IIA: Vamos brincar no Bosque, enquanto seu Lobo não vem!

16h00 – Berçário IIB e IIC: Sítio do Pica-pau Amarelo;

16h30 – Maternais A, B e C: Os três porquinhos;

17h00 – Coroação e premiação do Rei e Rainha do Resgate.

Durante todo o evento haverá ação entre amigos, barraca de pastel, milho cozido, cachorro quente, doces e bolos, além de brincadeiras, como pescaria e boca de lobo.