Caçapava é certificada para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Caçapava acaba de receber certificação para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro com Registro no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro - SISMapa 2022. O registro é realizado pelo Ministério do Turismo e Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, por meio do Programa de Regionalização do Turismo. O Conselho Municipal de Turismo de Caçapava também foi reconhecido e registrado no Sistema.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e orienta com indicações de necessidades de investimentos e ações para o fomento do turismo nas regiões. O novo Mapa conta com 2.452 cidades de 322 regiões turísticas.

Caçapava é um dos oito municípios do Vale do Paraíba que integram a região turística Rios do Vale, ao lado das cidades de Paraibuna, Santa Branca, Jacareí, Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Jambeiro e Igaratá. Em 2022, são 47 Regiões Turísticas no Estado de São Paulo, com 217 municípios homologados. Em 2019, foram 49 regiões com 354 municípios homologados. A redução no número de homologados se deve ao fato de os critérios para habilitação terem ficados mais rígidos nesta edição, de acordo com o Departamento de Turismo da Prefeitura de Caçapava.

O registro no SISMapa é um dos pré-requisitos para o município pleitear verbas do governo federal para projetos de fomento ao turismo local. A atuação do Conselho Municipal de Turismo de Caçapava foi determinante para o município obter o registro, uma vez que um dos requisitos para a certificação é a existência de um conselho ativo e se reunindo regularmente.

Os municípios que compõem o Mapa foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com Ministério do Turismo.

Os principais critérios são estar inserido em uma Região Turística (RT), possuir lei orçamentária dos Órgãos da estrutura administrativa da Prefeitura e específica do Órgão Municipal de Turismo, ter o Conselho Municipal de Turismo ativo e possuir prestadores de serviços turísticos registrados no CADASTUR.

Arte_Registro Mapa Turismo