Caçapava sedia 1ª Feira Sustentável com apoio da Prefeitura

07/03/2023

Começou na última segunda-feira (6) e vai até o dia 31 de março, a 1ª Feira Sustentável de Caçapava, uma iniciativa da empresa J2S, com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano e Meio Ambiente. O evento está sendo realizado no 2º piso do Top Shop, no Calçadão da Rua Capitão João Ramos, 58, das 9h às 17h.

O objetivo é reunir empreendedores de setores relacionados ao desenvolvimento sustentável; escolas e entidades ligadas ao trabalho com o meio ambiente para promover a conscientização coletiva e apresentar propostas de alternativas para a construção civil e outros setores.

A feira envolve expositores de diferentes áreas, desde stands de empresa sobre bioconstrução até stands de brechó ecológico, empresas educativas, aromaterapia e projetos sociais.

Nesta terça-feira (7), a equipe da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente fará a distribuição de mudas medicinais e frutíferas.

O Parque Ecológico da Moçota e o Projeto Clareira na Mata participam com a apresentação do processo de criação da geotinta – tinta caseira feita à base de terra, e também com a Árvore do Amanhã, um mural em forma de árvore, onde cada participante pode contribuir, deixando uma marca de folha.

Uma das atrações da feira é a Moeda Verde, um projeto da APAS (Associação Paulista de Atitudes Sustentáveis) que prevê a troca de materiais recicláveis pela moeda, que pode ser permutada por produtos de artesanatos e agroecológicos de parceiros do programa. Os munícipes que tiverem livros e cadernos usados podem trocar pelas moedas, durante os dias da feira.

Durante a realização da feira também haverá palestras diárias em dois horários: das 10h às 11h e das 14h30 às 15h30, sobre diversos temas, incluindo “Práticas Sustentáveis”, ministrada pela engenheira ambiental da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que acontece nos dias 15, 17, 21 e 23, das 10h às 11h.

Participação da Educação

Além da participação com o stand da Moçota, a Secretaria de Educação está promovendo visitas diárias de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II das escolas Edmir Viana de Moura e Fernando Pantaleão à feira, no perído da manhã e da tarde.

O objetivo é aproximar esses estudantes de projetos sustentáveis e fazê-los participar de palestras sobre o tema. Na segunda, primeiro dia da feira, cerca de 40 alunos da escola Edmir prestigiaram o evento, conhecendo o passo a passo para preparar a Geotinta e a máquina de prensa manual para produção de tijolos ecológicos. Eles também assistiram a palestra sobre Bioconstrução, ministrada pelo representante da JS2.