Caçapava terá Caminhada e ação na Praça da Bandeira nesta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Caçapava terá Caminhada e ação na Praça da Bandeira nesta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Nesta quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Caçapava terá caminhada e ação na Praça da Bandeira como parte da Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. O objetivo é alertar a sociedade sobre a necessidade de enfrentamento da violência sexual infantil chamando a atenção para o problema que, segundo especialistas, afeta toda a sociedade brasileira.

A ação é promovida pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, de Saúde e de Cidadania e Assistência Social, e organizada em parceria com profissionais da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Caçapava e apoio da sociedade civil.

Participam Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Rede de Proteção.

A ação terá início com uma caminhada, às 9h30. O ponto de partida será a sede da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, localizada na rua Alberto Pinto de Faria, 292, Jardim Julieta, depois seguirá com destino à Praça da Bandeira. Durante o trajeto serão distribuídos materiais com orientações e dicas para proteção das crianças e adolescentes.

Na Praça da Bandeira haverá ação de conscientização das 9h30 às 14h, com uma série de atividades e participação dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente, da Prefeitura e da sociedade civil. Exposição de cartazes, distribuição de folders e das flores amarelas, que são o símbolo da campanha Faça Bonito e que foram confeccionadas pelas crianças da rede municipal de educação, são algumas das atividades programadas.

A campanha de conscientização Faça Bonito prosseguirá durante o mês em Caçapava, com publicação de posts nas redes sociais da Prefeitura e realização de uma live dia 23 de maio, das 18h às 19h30, com participação da terapeuta ocupacional e articuladora de saúde mental Carolina Campmany Requena Barbosa Mancilha, e da psicóloga do Creas e integrante da Rede de Proteção, Michele Bocchi Cavalcanti. A transmissão será pelo canal do Facebook do CMDCA.

O Conselho Tutelar também participará de ações durante a campanha de conscientização. 

Sobre a data

O Dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da Lei nº 9.970/2000.

Desde então, atores do Sistema de Garantia de Direitos organizam-se para realizar ações de mobilização contra a violência sexual de crianças e adolescentes em todo o país. O principal objetivo é convocar e alertar a sociedade brasileira sobre a prevenção de todas as formas de violência e a proteção social de crianças e de adolescentes.

A data faz referência ao caso de Araceli, uma menina de apenas oito anos de idade, que foi vítima de espancamento, violência sexual e homicídio. O fato ocorreu há 44 anos, no município de Vitória (ES), e ainda não foi solucionado pela justiça. 

Denúncias de abusos devem ser feitas pelos seguintes canais: Conselho Tutelar: (12) 3653-2166; Creas: (12) 3652-5347, ou Disque 100.