Escolas polos de AEE fazem campanha de conscientização sobre Dia Internacional da Síndrome de Down

Escolas polos de AEE fazem campanha de conscientização sobre Dia Internacional da Síndrome de Down

20/03/2023

Na próxima semana, as escolas da rede pública com núcleos de AEE (Atendimento Educacional Especializado) realizarão campanhas de conscientização sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

A campanha para a data foi lançada este ano pela Federação Brasileira das Associações da Síndrome de Down, seguindo a Organização Internacional Down Syndrome International (DSI). O tema, em inglês é “With us, not for us“ (Conosco, não por nós) leva a refletir que as pessoas com Síndrome de Down devem ter a participação plena em todas as ações que desejarem fazer. Frequentemente, seus apoiadores fazem coisas para elas, não com elas.

A abordagem baseada nos direitos humanos considera que as pessoas com deficiência têm o direito de serem tratadas com justiça, com as mesmas oportunidades que todas as outras pessoas, atuando junto com a sociedade para melhorar suas vidas. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência exige que todos tenham a liberdade de fazer suas próprias escolhas.

As professoras de AEE vão trabalhar esse tema com os alunos e distribuírem cartazes nas dependências das escolas em menção à data.