Estudantes de Caçapava são finalistas em projeto nacional de sustentabilidade

Estudantes de Caçapava são finalistas em projeto nacional de sustentabilidade

13/06/2025

Com o projeto “Abelhas Nativas SESI-SENAI Caçapava”, uma equipe formada por cinco estudantes do SESI Caçapava está entre as 89 finalistas de um programa nacional que mobilizou mais de 27 mil participantes em todo o Brasil. A iniciativa, que contou com a participação de 498 equipes, agora entra na fase de votação popular, que ocorre até o dia 30 de junho, pelo site: https://restauranatureza.org.br/votacao-popular.

Coordenados pelo professor José Roberto de Lima, os alunos Samuel Henrique Dias Mioni, Luiz Felipe Leite Soares, Geovanna Kaori Shimada, Ana Victória Braz Aleixo e Manuela Catarina Vitório dos Santos realizaram um projeto de impacto ambiental e social, que incluiu:

  • O plantio de mais de 800 árvores em duas propriedades rurais de Caçapava, localizadas no bairro Tijuco Preto e na Vila Menino Jesus;

  • Um trabalho de educação ambiental sobre abelhas nativas sem ferrão;

  • A valorização dos conhecimentos de produtores rurais da região.

A proposta da equipe alia recuperação ambiental com práticas sustentáveis e conscientização da comunidade, destacando a importância das abelhas nativas na manutenção dos ecossistemas e na produção agrícola.

Agora, o reconhecimento do projeto depende da mobilização do público. A votação é aberta e qualquer pessoa pode participar, escolhendo as iniciativas que mais se destacam na preservação e recuperação da natureza. Faça sua parte e vote nos alunos!