IPTU 2023 começa a ser distribuído pelos Correios em Caçapava

08/03/2023

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Finanças, inicia esta semana, a distribuição do IPTU do ano de 2023. As cartas boleto, com códigos de barra para o pagamento já foram postadas no correio e devem chegar até os contribuintes nos próximos dias.

A primeira parcela ou parcela única vence no dia 10 de abril. Quem optar pelo pagamento da cota única terá 5% de desconto no valor total do IPTU, que poderá ser pago nas seguintes instituições: Lotéricas, Banco do Brasil, Santander, CEF, Itaú e BRADESCO.

Caso o contribuinte não receba a carta boleto pelos correios, a 2ª via estará disponível, a partir do dia 20 de março, no site da Prefeitura, no Portal do cidadão (https://portal.cidadao.conam.com.br/cacapava/2via_iptu.php) ou em www.cacapava.sp.gov.br, dentro de Carta de Serviços/ Finanças/ IPTU.

Os carnês dos imóveis que possuem débitos de anos anteriores estão com aviso de cobrança amigável. Para evitar transtornos, é importante regularizar o pagamento ou parcelamento. O pagamento em dia reverte em melhorias para a cidade e evita cobranças judiciais.

O IPTU representa 5% do orçamento do município e faz parte de uma fonte geral de recursos. Todo o valor pago gera investimentos para a Educação, Saúde, Segurança e melhorias diversas para a cidade. Quem pagar em dia ainda tem a possibilidade de participar de sorteios do IPTU Premiado (VEJA NESTE LINK).

CIP terreno

Os contribuintes proprietários de terrenos, que ainda não tenham área construída, receberão junto com o IPTU, uma carta boleto para o pagamento da CIP (Contribuição da Iluminação Pública).

A CIP é uma contribuição do município para fins de manutenção e extensão da Iluminação Pública de todo o município, no qual todos os proprietários de imoveis são contribuintes conforme Lei 346/2021 aprovada.

Caso tenha ligação de energia elétrica no imóvel onde recebeu a carta boleto da CIP, o proprietário deve solicitar revisão do lançamento, no setor de atendimento da Secretaria de Finanças, no POUPATEMPO, apresentando a conta de energia, documento pessoal e documento do imóvel.

A cobrança será feita em cota única ou parcelada, sem desconto, e poderá ser paga nas seguintes instituições: Lotéricas, Banco do Brasil, Santander, CEF, Itaú e BRADESCO.

Atendimento presencial

O atendimento presencial para os assuntos relacionados ao IPTU, CIP terreno, Dividas entre outros será realizado no Poupatempo (Rua Capitão João Ramos, 58, Centro, de segunda a sexta-feira das 9h as 17h e aos sábados das 9h as 12h30) e deve ser agendado na Internet, por meio DESTE LINK.

Dúvidas de IPTU enviar e-mail para [email protected]

Duvidas sobre Divida enviar e-mail para [email protected]

Obs: No momento estamos com os nossos telefones em manutenção devido as chuvas.