Caçapava realiza ação conjunta em prol das pessoas em situação de rua no período de alerta meteorológico

28/07/2021

Uma ação conjunta entre a Prefeitura, a Defesa Civil, com apoio do Fundo Social de Solidariedade, do Exército, do Lions, do Depósito de Ajuda Humanitária de Taubaté (DAH) e de empresas privadas, vai amparar a população em situação de rua, entre hoje (quarta-feira) até o próximo domingo, período em que a região está com alerta meteorológico, com previsão de queda brusca de temperaturas.

A ação consiste em uma busca ativa por esses vulneráveis em quatro momentos diferentes.

O primeiro acontece no período matutino, entre 7h e 9h, realizada pela equipe da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, com uma van de apoio. O objetivo é conscientizar as pessoas a permanecerem abrigadas durante o frio intenso e levarem os interessados para a Casa de Passagem (Albergue).

A segunda abordagem será realizada da mesma forma, com apoio da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, das 18h às 20h, com objetivo de levar esses moradores para o abrigo.

As pessoas que se recusarem a ir para a Casa de Passagem serão monitoradas em um terceiro momento pela equipe da Defesa Civil, entre às 22h até as 24h. A equipe fará ronda nos pontos onde foram relatadas pessoas que se recusaram a ir para o abrigo.

Se mesmo nesta terceira abordagem, os moradores não seguirem para a Casa de Passagem, a Defesa Civil fará o monitoramento dessas pessoas e vai distribuir cobertores, doados pelo Fundo Social e demais instituições.

Após as 24h, a ação passa a ter o apoio da Guarda Civil Municipal, que ajudará nas vistorias até as 3h da manhã; e da Secretaria de Saúde, por meio da Fusam e do SAMU que estarão de sobreaviso caso haja alguma ocorrência com os desabrigados.

Como a população pode ajudar

A principal dificuldade de ajudar as pessoas em situação de rua é a recusa desses em irem para as instituições que ofereçam acolhimento. Os munícipes podem ajudar conversando com esses vulneráveis e aconselhando o abrigamento ou acompanhando-os até a Casa de Passagem.

Caso não seja possível essa ação, a melhor solução é informar as instituições responsáveis, para que monitorem esse morador de rua, ou tentem uma nova abordagem, evitando que durma ao relento.

Os telefones para contato, de acordo com os horários são os seguintes:

- Até às 18h – Casa de Passagem (Albergue Municipal) no número (12) 3652-9242.

- Após as 18h até as 24h – Ligar na Defesa Civil no número 199.

- Após as 24h – Ligar para Guarda Civil Municipal (GCM) no número 153.