Contribuinte pode doar parte do Imposto de Renda devido a fundos municipais do idoso e da criança e adolescente

Veja como doar para Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI) de Caçapava

Os contribuintes que ainda não fizeram a declaração de Imposto de Renda deste ano podem optar por doar parte do tributo a pagar, ou a restituir, para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e/ou para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI), de Caçapava. Os recursos poderão ser aplicados em projetos sociais que atendam esses públicos no município.

A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio de 2022 o prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.

Para fazer a doação, o contribuinte Pessoa Física precisa optar pela Declaração Completa no sistema da Receita Federal e deve fazer a escolha no ato do preenchimento.

Como doar

Localize a ficha “doações diretamente na declaração” no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do IR 2022. Escolha a aba “Criança e adolescente”, no alto do quadro, se desejar fazer doação a fundos ligados ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Ou selecione a aba “Idoso” para doar para fundos ligados ao Conselho do Idoso. Em seguida, clique em “novo”.

Em “Tipo de Fundo”, selecione “Municipal”, depois a “UF” São Paulo e o município de Caçapava. Em seguida, preencha o “valor” desejado para doação. No lado direito da ficha há o campo “Valor disponível para doação” que considera o limite de 3% para doações ao ECA e de 3% para doações ao Conselho do Idoso. Clique em “OK” para concluir o preenchimento da ficha.

O próximo passo é gerar e imprimir o documento de arrecadação de receitas federais (Darf) e quitar até o dia 31 de maio, último prazo para entregar a declaração do IR.

Dados dos fundos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso em Caçapava

FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) – CNPJ: 20.443.822/0001-54, Ag: 295 CEF – Conta: 006.000.051-0

FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA (FMDI) – CNPJ: 22.450.379/0001-74, Ag: 295 CEF – Conta: 006071001-0