Idosos serão acolhidos em nova Casa de Permanência em Caçapava

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, informa que iniciou na última segunda-feira, dia 18, a transição dos idosos do Serviço de Acolhimento Institucional das organizações sociais Lar Vicentino e Vila Vicentina de Caçapava para a Organização Social Mantenedora Vicente Decária, habilitada em chamamento público para a oferta de 30 vagas conveniadas com o município para o acolhimento desses idosos.

A transição foi pactuada entre a Prefeitura e as organizações envolvidas para proporcionar melhores condições de acolhimento aos idosos.

Nesta sexta-feira, dia 22, serão acolhidos 14 idosos na unidade-chácara da Mantenedora Vicente Decária, localizada na Estrada Municipal Eugênio Lencioni, no bairro Tijuco Preto. Esses idosos estão classificados como Grau I de dependência, que são os que apresentam maior autonomia. Posteriormente, no mês de maio, serão acolhidos os idosos de Grau II e Grau III, que necessitam de atendimento mais especializado.

Em dezembro de 2021, houve a publicação do edital de chamamento para convocar as Organizações da Sociedade Civil para prestação de serviços socioassistenciais ao município, entre elas as ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos). O edital exigia alguns requisitos legais para a execução dos serviços ofertados pelas organizações, sendo que um dos principais é a adequação à RDC 512/2021 (Resolução de Diretoria Colegiada), que estabelece padrões mínimo de funcionamento das ILPIs.

Após apresentação da documentação exigida, a selecionada foi a Mantenedora Vicente Decária. que assumirá os 30 idosos de vagas sociais das instituições Lar Vicentino e Vila Vicentina de Caçapava.