Prefeitura de Caçapava realiza Operação Inverno para acolhimento de pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, está realizando a Operação Inverno, ação que tem por objetivo intensificar a abordagem a pessoas em situação de rua durante a estação mais fria do ano e encaminhá-las ao Albergue Municipal Monsenhor Theodomiro Lobo (Rua Coronel João Moreira da Costa, 208, Vila Resende).

As equipes de educadores sociais, em conjunto com a GCM (Guarda Civil Municipal), estão realizando rondas diárias, em dois horários: das 7h às 8h; e a partir das 18h30. À noite, o trabalho é realizado até que consigam abordar todas as pessoas que se encontram na rua na região central e em outros pontos já conhecidos pela equipe técnica.

De acordo com a Secretaria de Cidadania, atualmente o município tem cerca de 48 pessoas que vivem em situação de rua. Boa parte delas se recusa a procurar ou aceitar os serviços ofertados pelo albergue municipal, preferindo pernoitar nas ruas. Segundo a assistência social, a recusa se deve à dificuldade que elas têm de se adaptarem a regras e horários.

O trabalho de abordagem consiste justamente em tentar fazer com que recebam o acolhimento oferecido pelos equipamentos e serviços sociais. No albergue, recebem banho, alimentação e pernoite.

Devido aos dias mais frios, foi ampliado o número de camas no dormitório masculino, respeitando o devido distanciamento social imposto pela pandemia. Atualmente, são oferecidas 16 vagas.

A população também pode ajudar as equipes. Ao se deparar com pessoas em situação de rua, deve ligar para o albergue, no telefone (12) 3652-9242, ou acionar a GCM pelo telefone 153. Se a pessoa estiver com algum tipo de ferimento, deve acionar o SAMU 192.

Funcionamento

O Albergue Municipal funciona 24 horas por dia, com banho, pernoite e fornecimento de três refeições (café da manhã, almoço e jantar). Por se tratar de uma casa de passagem, as pessoas em situação de rua de Caçapava e os trecheiros (moradores de outras localidades) poderão acionar o serviço por até três vezes ao mês, desde que apresentem algum tipo de documentação para sua identificação. Durante a Operação Inverno, o critério foi revisto e todos que acionarem o Albergue serão acolhidos com banho, jantar e pernoite até o limite de vagas disponíveis.

Para pernoite, os trecheiros poderão entrar a qualquer momento, desde que não estejam alcoolizados ou com outra alteração de comportamento. Quantos às pessoas em situação de rua do município, o horário de entrada para banho, jantar e pernoite é das 18h às 20h, com exceções concedidas através de avaliação social, como aqueles que participam de cultos religiosos, que são liberados para entrada após 20h.

Após a entrada no período noturno, poderão deixar o local somente pela manhã depois de entrevista social, tentativas de localização da família ou internação em comunidade terapêutica. O critério foi adotado para que eles não saiam do local após o jantar para pernoitarem nas ruas.

Os trecheiros, após os atendimentos disponíveis, recebem vale-transporte para as cidades vizinhas de origem e para São Paulo.

Doações

Quem quiser colaborar com a Operação Inverno doando agasalhos, poderá entrar em contato com o Albergue pelo número acima. Estão sendo arrecadadas, especialmente, roupas masculinas, tamanho pequeno.