Coronavírus ou Influenza: qual vacina priorizar

Coronavírus ou Influenza: qual vacina priorizar

06/05/2021


Duas campanhas de vacinação seguem em Caçapava, a vacinação contra o Coronavírus, que, nesta semana, atende a faixa etária de 62 a 60 anos, e a vacinação contra a gripe (Influenza), que, na próxima semana (a partir do dia 11), passa a incluir idosos com 60 anos ou mais e professores.

 

Como os públicos das duas campanhas podem se tornar coincidentes para uma mesma faixa etária, num mesmo período, muitas pessoas têm a dúvida sobre qual vacina priorizar. A escolha deve ser sempre pela aplicação da vacina contra a Covid-19, seja ela a 1ª ou a 2ª dose. Depois de tomar a vacina contra o Coronavírus, a pessoa deve aguardar um intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a Influenza.


A campanha de vacinação contra a Influenza tem um período maior de abrangência, ficando disponível por mais tempo, o que diminui o risco de o cidadão perder o prazo. Já a vacinação contra a Covid tem acontecido em datas programadas para cada faixa etária, de acordo com orientações do Estado.


Ambas as vacinas são importantes, pois previnem doenças virais respiratórias que podem levar ao óbito, portanto não é opção perder nenhuma delas. O que é aconselhável é ficar atento ao prazo entre uma e outra (14 dias) e sempre priorizar a vacina contra a Covid-19.


Para facilitar o entendimento, segue algumas perguntas e respostas que ajudarão a tirar as principais dúvidas:



TENHO INDICAÇÃO PARA TOMAR A VACINA CONTRA A COVID E A VACINA CONTRA A INFLUENZA NO MESMO PERÍODO, O QUE DEVO FAZER?


Tomar primeiramente a vacina contra a Covid-19. Se o seu imunizante for a CoronaVac, deve-se tomar as duas doses (1ª e 2ª), aguardar prazo de 14 dias e então procurar o posto de vacinação contra a Influenza.


Se você tomou a 1ª dose da AstraZeneca, deve aguardar 14 dias e pode tomar a vacina contra a Influenza. Não há necessidade de esperar a 2ª dose, já que o prazo entre as duas doses da AstraZeneca é maior (intervalo de quase 3 meses).



TOMEI A 2ª DOSE DA VACINA CONTRA A COVID HÁ MAIS DE 14 DIAS, O QUE DEVO FAZER?


Buscar um posto de vacinação e tomar a vacina contra a Influenza.



TENHO QUE TOMAR AS DUAS VACINAS?


Sim. É muito importante a imunização com as duas vacinas, sempre respeitando um intervalo de 14 dias entre uma dose e outra.