Caçapava terá neste sábado (18) mais uma edição do Projeto “Prosa sobre Folias de Reis”

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Caçapava segue com a programação do projeto “Prosa sobre Folias de Reis – História, Festejos e Tradição”, no Armazém da Estação Ferroviária. A atração será neste sábado (18), a partir das 9h30.

O tema do encontro deste sábado será “Mestre e Contramestres”. Os convidados para a roda de bate-papo são os mestres Waldomiro Pereira, Geraldo de Paula Santana (Mestre Paizinho), Vinícius Santana e Eduardo Lourenço.

Esta será a terceira edição do projeto. Na ocasião, a atividade será conduzida por
Pierre Neto.

O objetivo encontro é promover o debate sobre as formações dos grupos de Folias por núcleo e compreender o ritual de cada companhia e seus festejos ao longo dos ciclos. Haverá ainda contação de causos e cantorias.

Sobre Folias de Reis

Folia de Reis é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo, por meio de cortejos e peregrinação de grupos de devotos no período de Natal em visitação aos presépios até o dia de Reis ou início de fevereiro.

As manifestações contam com dança, música, verso, prosa, mesa farta e em muitos casos até pouso.

Serviço:
Projeto Prosa sobre Folia de Reis
Quando: 18 de junho de 2022.
Horário: 9h30.
Onde: Museu Histórico e Pedagógico Ministro José de Moura Resende - Armazém da Estação Ferroviária (Av. Coronel Alcântara, 275, Centro - Caçapava/SP).
Curadoria de conteúdo: Talita Domingos (Folia de Francisco).
Realização: Prefeitura de Caçapava

Gratuito.