Coral Municipal participa de encontro virtual de corais Ameride

25/08/2021

O Coral Municipal de Caçapava participa da edição virtual do Ameride, um festival internacional de corais que acontece durante esta semana, de 23 a 28 de agosto, envolvendo grupos de toda América Latina.

No evento, haverá mais se 60 apresentações de grupos de diversos países, que serão transmitidas ao vivo, por meio do canal do Youtube NESTE LINK. O Coral Muncipal de Caçapava se apresenta nesta sexta-feria (27), às 8h.

O Ameride nasceu de um projeto comum do venezuelano Alexander Albarrán, Diretor Geral, e do brasileiro André Carnevalli, em 2011. A ideia era desenvolver um evento socioeducativo de alta qualidade vocal e organizativa por meio da participação de corais de toda a América Latina e se extendendo por toda a Iberoamérica.

O nome AMERIDE é o resultado da combinação de dois nomes que representam as populações menos favorecidas da América Latina. AMER, de AMERíndios, e IDE de IDE. A intenção é render homenagem aos Ameríndios e aos Negroides, os quais são ancestrais do continente americano.

O evento, inicialmente, acontecia presencialmente em São Lourenço-MG. Nas cinco primeiras edições, o evento reuniu 110 grupos de Canto Coral de diferentes países. Desde 2017, o evento é realizado em Itajubá, com correalização do Curso G9 e apoio institucional da Prefeitura Municipal. Este ano, em virtude da pandemia o evento está sendo realizado remotamente.

Coral Municipal de Caçapava

O Coral Municipal de Caçapava foi criado em 2005, como uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura de Caçapava, oferecendo aulas gratuitas de canto coral. Por causa da pandemia, o grupo segue desenvolvendo atividades online.