Mostra fotográfica “Dignidade” abre programação da Semana da Consciência Negra em Caçapava nesta sexta-feira (18)

A exposição “Dignidade”, do fotógrafo Marcelo Weiss, abre nesta sexta-feira (18), às 19h, na Estação Ferroviária de Caçapava (Av. Cel. Alcântara, Centro), a programação da “Semana da Consciência Negra”, evento organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A programação vai até o dia 27 de novembro e acontece em diversos espaços. Além da mostra, reúne atividades como palestras, oficinas, feira e aulão de capoeira. Todas as atividades são gratuitas.

A exposição “Dignidade – As Meninas de São Tomé e Príncipe” reúne uma série de 10 imagens registradas por Marcelo Weiss no Dia das Crianças, em São Tomé e Príncipe. São fotografias em preto e branco, 60 cm x 85 cm, que podem ser vistas na Estação até o dia 30 de novembro. O horário é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Em São Tomé e Príncipe, o Dia das Crianças é comemorado no dia 1º de julho e tem um significado especial. Ir à escola é motivo de orgulho e nessa data são realizadas festas em todos os colégios. De acordo com a cultura local, é o dia em que as crianças recebem dos pais o uniforme novo que será usado durante todo o ano. Para as meninas, o evento é ainda mais marcante, pois é quando as mães capricham nos trançados dos seus cabelos, transformando-os em verdadeiras obras de arte, símbolos da cultura e da dignidade.

Segundo o fotógrafo, captar os olhares e a alegria de cada uma dessas meninas “foi uma experiência única”, que está sendo agora compartilhada com o público por meio da exposição.

Sobre o fotógrafo

Marcelo Weiss fotografa desde os 11 anos de idade, tendo sido incentivado pelo avô, filho de um industrial – Leopoldo Inácio Weiss -, que tinha na arte da fotografia muito mais do que um hobby.

Profundo conhecedor da fotografia analógica, processos e revelação, usou essa base de conhecimento para se aperfeiçoar e desenvolver técnicas próprias na fotografia digital. Ao longo de sua carreira atuou como fotógrafo de moda, publicidade e marketing para grandes empresas e inu´meras campanhas.

Sempre atraído pela forma e luz, estudou ilustração, embora sempre tenha atuado na publicidade. Em suas viagens teve grande contato com outras culturas, aproveitando as oportunidades para explorar esses universos, em lugares tão distintos como Marajó ou São Paulo, seguindo com um interesse especial pelas culturas africanas em Moçambique, Angola, Zimbábue e São Tomé e Priícipe, capturando ricas culturas através de suas lentes e trazendo uma visão ainda inexplorada aos olhos do espectador.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia 18/11

19h00 - Abertura da exposição "Dignidade", do fotógrafo Marcelo Weiss
19h30 - Palestra com a Diretora de Turismo de Paraibuna: Solange Barbosa sobre afroturismo.

Local: Estação Fornovo Di Taro

Dia 20/11

09h00 - Aulão de Capoeira com o Mestre Adriano

Local: Parque Ecológico da Moçota