Caçapava terá programação especial em homenagem ao Mês da Mulher neste sábado (18)

Seguindo com as atividades em homenagem ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove neste sábado (18), das 10h às 14h, programação especial, na Praça da Bandeira, com realização da primeira edição do projeto Mulheres na Cultura. A ação contará com rodas de conversas e apresentações artísticas. A intenção é promover um debate sobre a importância da participação feminina na produção cultural local.

A artista Millyta Vergara, chilena residente em Caçapava, abre a programação, às 10h, participando de um painel sobre empreendedorismo feminino. Além de abordar sua trajetória empreendedora, apresentará as ações culturais que desenvolverá neste ano, principalmente as atividades destinadas ao público feminino. Também estará em pauta o evento “La Belle Époque” que ela organiza, com o apoio do município, e que deverá ocorrer no mês de agosto.

Millyta Vergara é designer, formada em decoração de interiores e marketing. Por muitos anos, tem trabalhado com bonecas que encantam. Ela tem sido convidada a participar de feiras de artes manuais em várias partes do Brasil e do mundo, incluindo Espanha, Portugal, México, Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia e no seu país natal, Chile.

Além das bonecas, criou uma grife em torno do seu trabalho e já lançou várias coleções de tecidos, assim como outras duas de rendas, duas de louças de cerâmicas e uma de papel.

A programação segue com uma roda de conversa, às 11h30, com o tema “A Produção Cultural Feminina”, uma reflexão com artistas e produtoras sobre o cenário da produção cultural local para a artista e produtora mulher, com pautas sobre os caminhos, desafios, políticas públicas, representatividade e poder local.

As convidadas são as produtoras culturais Juliane Riston, Denise Almeida e Simone Varela, e a atriz e produtora teatral Raquel Silva.

Às 13h, o destaque da programação será uma roda de conversa sobre literatura com o tema “Leitura que Cura”. As convidadas são a autora e editora de livros didáticos Marlei Oliveira, a jovem publicitária Sabrina Carvalho, que mantém o blog “Surto Literário” no Instagram, e a pesquisadora de cultura popular Maria Aparecida de Oliveira Santos, a Cida do Índio.

A ação vai discutir a importância da leitura no bem-estar das pessoas, apresentar a Mostra Literária com livros da Biblioteca Pública Edgard Portes e distribuir dicas literárias para os presentes com sugestões de livros de autoras mulheres, do acervo do município.

Durante as rodas de conversas, haverá apresentação musical do projeto “Avenida 80 – Elas”, além de manifestações artísticas dos convidados.

O Projeto “Avenida 80 – Elas” é formado por um grupo de mulheres e meninas que superam as adversidades da vida por meio da arte e da música. Participam Laura, Ray, Cleia, Régia, músicos e cantoras que foram convidadas a fazer uma participação especial nas apresentações, acreditando que a música pode transformar e que, por meio de pequenos shows, homenageiam talentos da música brasileira. Neste mês das mulheres, elas realizam uma homenagem especial à cantora e compositora Rita Lee.

A programação em homenagem às mulheres seguirá com atividades ao longo do mês. De 20 a 24 de março, terá como destaque a ação “Biblioterapia”, na Biblioteca Municipal Edgard Portes, além de exposição de fotos.

Programação em homenagem ao Mês da Mulher – Sábado, dia 18, das 10h às 14h, na Praça da Bandeira. Gratuito. Informações na Secretaria de Cultura e Turismo. Tel. (12) 3652-9222.