Prefeitura recebe chaves da Escola Ruy Barbosa após reforma

Na última quarta-feira (24), a Prefeitura de Caçapava recebeu as chaves da Escola Ruy Barbosa após a conclusão da reforma do prédio. A obra teve início em maio do ano passado e custou R$ 1.125.202,71, valor custeado com recursos provenientes do governo estadual, por meio da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).

A obra foi realizada pela empresa Profac Engenharia e Comércio LTDA. Participaram da reunião para entrega das chaves representantes da Prefeitura de Caçapava, da FDE e da empresa.

A reforma do prédio chegou a ser iniciada no final de 2019, mas foi interrompida após problemas com a empresa licitada à época para execução dos trabalhos, tendo sido rescindido o contrato em março de 2021. O município de Caçapava, no entanto, interveio junto à FDE, empreendendo tratativas para agilizar o processo de nova concorrência pública e retomada da obra, o que ocorreu em 2022.

A obra contemplou reforma dos sanitários, dos pisos internos de assoalho, ladrilhos do corredor de circulação interna e, parcialmente, da parte externa. Além disso, incluiu reforma elétrica geral, pintura total do prédio e do muro do lado externo; reforma da cozinha, do forro, da escada interna e rampa; revisão das calhas; reforma dos portões metálicos e limpeza da obra.

Sobre o prédio
O prédio da Escola Ruy Barbosa é considerado de grande valor histórico e afetivo para Caçapava, tendo formado várias gerações de estudantes e sendo a única edificação tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) no município.

Construída em 1905 com projeto de José Van Humbeeck, a escola é uma das integrantes do conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico. Essas edificações expressam o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais que, durante a Primeira República, reconheceram como inerente ao papel do Estado a promoção do ensino básico.

Um dos destaques da construção, de acordo com o Condephaat, “é a qualidade do conjunto caracterizado pela técnica construtiva simples, consolidando o uso de alvenaria de tijolos, e por uma linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica”.

A data de inauguração das novas instalações e do projeto de ocupação do espaço, com abertura para o público, está sendo definida e será divulgada posteriormente.