Caçapava realiza Semana do Meio Ambiente de 5 a 12 de junho

01/06/2022

Entre os dias 5 e 12 de junho, a Prefeitura de Caçapava realiza a Semana do Meio Ambiente, comemorado no dia 5. A programação inclui atividades variadas, espetáculos, apresentações culturais, palestras, entre outras ações:

5 DE JUNHO – DOMINGO

A abertura da semana acontece neste dia, com a realização de eventos, no Parque da Moçota:

9h – Abertura Oficial

9h30 – Apresentação da Banda do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve)

10h – Oficina de brinquedos com materiais recicláveis

11h – Plantio comunitário de árvores nativas da Mata Atlântica

9h às 12h – Exposição sobre coleta seletiva.

14h – Roda de Conversa: Culturas Regenerativas, com Michel Bottan e Gabriela Besser. O objetivo é estimular a reflexão sobre a integração entre o ser humano e a natureza.

16h – Espetáculo Pindorama: Apresentação de 5 coreografias do espetáculo “Pindorama”, um convite ao universo das artes com cores, imagens, sons e dança, entre os atos de germinar e florescer, com direção artística de Denise Almeida e produção-executiva de Bruce Willian.

7 A 10 DE JUNHO – TERÇA A SEXTA-FEIRA

Visitas das escolas do Ensino Fundamental I e II ao Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico da Moçota para exposição monitorada dos trabalhos referentes ao tema, desenvolvido pelos próprios alunos das unidades escolares.

A Exposição Monitorada será acompanhada pelos estagiários do Departamento de Meio Ambiente e por funcionários da Secretaria Municipal de Educação que atenderão sessenta alunos de duas escolas por período.

11 DE JUNHO – SÁBADO

9h às 16h – Exposição de projetos e serviços realizados pelas seguintes secretarias: Educação, Meio Ambiente, Serviços Municipais, Agricultura, Defesa Civil, Vigilância em Zoonoses, Turismo, Esporte e Guarda Civil Municipal.

9h – Trilha monitorada

10h – Oficina de biopori (compostagem vertical)

11h – Oficina de horta caseira

13h – Trilha monitorada

13h30 – Palestra sobre combate à Dengue

14h – Oficina para confecção de abafadores (combate aos incêndios)

15h – Contação de história do livro Sonhos de Francisco: Contos do Vale do Paraíba com Marcelo Fernandes e Rafael Gonzá.

16h – Apresentação da BAMAC (Banda Marcial de Caçapava)

12 DE JUNHO – DOMINGO

9h às 11h – Esquete teatral “Cadê a mata que estava aqui?”, com Cia. Só e Feliz quem tem Nariz.

11h – Toca do Saci no Parque – Brincadeira e diversão para a garotada, com a condução da dupla: Carajás, poeta caipira e contador de causos e Mário Luz, criador “da toca” e protetor do Saci e dos seus amigos. O objetivo é levar para a reflexão para o parque sobre a importância de preservar e regenerar nossas matas, história e cultura.

15h – Espetáculo teatral Princesa Folha no Reino Verdejante com apresentação da Associação Lua Bailarina.

A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, com apoio de parceiros e iniciativas privadas.