Cerca de mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Caçapava participam de projeto de reforço escolar a partir do dia 10

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação, inicia na próxima segunda-feira (10) o projeto de reforço escolar em 14 escolas da Rede Municipal de Ensino. Cerca de mil alunos do Ensino Fundamental, de 6 a 14 anos, serão beneficiados com as atividades.

Serão duas semanas de aulas de reforço, de 10 a 14 e de 17 a 21 de janeiro, com três horas e meia de atividades por dia, das 8h às 11h30. Nas escolas Hermengarda Rodrigues Braga e Eliel de Almeida Martins, o atendimento será das 13h30 às 16h30.

De acordo com a Secretaria de Educação, o projeto visa reduzir a defasagem de aprendizagem dos alunos causada pela pandemia, considerando o longo período que crianças e adolescentes ficaram longe da escola. Em Caçapava, as aulas presenciais foram retomadas em outubro do ano passado.

O critério utilizado para o aluno fazer parte das atividades foi a avaliação dos professores. Eles encaminharam ao conselho de classe relação com nomes dos alunos que apresentaram maior defasagem de aprendizagem e, a partir disso, a direção da escola entrou em contato com os pais, que puderam optar por mandar o filho ou não para as aulas do reforço escolar.

Durante as duas semanas de aulas, serão desenvolvidas atividades diferenciadas, focadas em reduzir a defasagem de aprendizagem em língua portuguesa e matemática. A intenção é oferecer atividades lúdicas, diferentes das aulas da programação regular.

Após o reforço, os alunos terão mais uma semana de férias. O primeiro dia de aula da Rede Municipal está marcado para o dia 5 de fevereiro.