Secretaria de Educação de Caçapava adquire novos instrumentos para projeto da BAMAC

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação, realizou na sexta-feira (17) a entrega de novos instrumentos para o projeto da BAMAC (Banda Marcial de Caçapava). A entrega simbólica ocorreu durante evento no Parque Ecológico da Moçota, com direito à apresentação da banda.

A aquisição foi feita com recursos próprios da Secretaria de Educação, com investimento de R$ 292 mil. O investimento inclui a compra de instrumentos como trompete, saxofone, bombardino, trombone, pratos, flauta e clarineta, além de acessórios e peças para manutenção.

O projeto da BAMAC foi criado em janeiro de 2017 e implantado por meio de uma parceria entre as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e de Educação.

Atualmente, são cerca de 500 alunos atendidos por ano em sete escolas da rede municipal de ensino e no Centro Cultural. Os mais dedicados são selecionados para integrar a banda principal.

O objetivo do projeto é educar através da música e contribuir para formação integral dos alunos, fortalecendo a cultura local, resgatando a tradição das bandas e fanfarras no município e possibilitando aos alunos benefícios de inclusão social e desenvolvimento humano.

A BAMAC realiza em média 20 apresentações por ano em eventos no município, como aniversário de Caçapava, desfile de 7 de setembro e programação da Natal. Participa ainda de concursos, onde se consagrou vice-campeã em Santa Isabel e Nazaré Paulista, sendo as balizas e o mor-comandante campeões nesses eventos.