Prefeitura avalia possibilidade de implantação de capina elétrica no serviço público

29/09/2021

A Prefeitura de Caçapava, por intermédio da equipe de Projetos e Economicidade, realizou, entre os dias 13 e 21 de setembro, com o apoio da empresa GS Ambiental, Tecnologia e Soluções, um teste de capina elétrica na Rua Sargento Andiras Nogueira, na Vila Pantaleão.

O objetivo foi verificar, na prática, a ação do equipamento que atua com descargas elétricas nas ervas daninhas e matos que crescem no meio fio das ruas. O teste aconteceu sem custos para o município, com exclusivo propósito de avaliar a tecnologia utilizada e a viabilidade de implantação.

De acordo com os técnicos responsáveis, o método impede o crescimento da planta matando sua raíz e sementes. Elimina completamente todo o residual vegetativo a partir da quarta aplicação, sem usar nenhum tipo de substância no solo, apenas energia de alta tensão liberada pelas “vassouras” do veículo que passam sobre a vegetação.

A principal vantagem do serviço é a eficiência. Se for viável, a implantação desse sistema, que está em estudo, vai agilizar o processo de capina nas diversas regiões, evitando situações de retrabalho das equipes de limpeza urbana, principalmente no período de chuvas, quando o mato cresce mais rapidamente.