Procon alerta consumidores para compras do Dia dos Pais

Procon alerta consumidores para compras do Dia dos Pais

06/08/2021

Com a proximidade do Dia dos Pais, o Procon de Caçapava alerta consumidores sobre os cuidados com as compras online. De acordo com os dados do PROCON-SP, observou-se um aumento expressivo nas reclamações referentes as compras para o Dia dos Pais: foram registradas 58 queixas em 2019, contra 328 no ano passado, um acréscimo de 465%.

Em 2020, a data comemorativa ocorreu em meio à pandemia e muitos consumidores optaram pelas compras online tanto pela praticidade quanto pela segurança que elas representam. Em contrapartida, as reclamações relacionadas a esse meio de compra também cresceram.

Consumidores devem ficar atentos à algumas orientações para evitar problemas. É importante que o consumidor antes de realizar a sua compra conheça sobre a política de venda e de atendimento ao consumidor, ou seja: se essa empresa existe, se tem CNPJ, se tem endereço físico, como é o pós-venda, se a empresa realiza troca, quais os canais de contato, etc.

Também deve-se observar, o preço total do produto, qual valor do frete e a data da entrega. Todos esses fatores devem ser checados antes da concretização da compra e cumpridas corretamente pelo fornecedor, esclarece a Coordenadora do Procon de Caçapava.

O consumidor também deve estar atento à forma como procura a empresa: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.

Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada etc.

A Coordenadora do Procon Municipal informa que é direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.