Caçapava segue com campanha contra vandalismo

Caçapava segue com campanha contra vandalismo

Furtos de fios estão entre os mais recorrentes no município

A Prefeitura de Caçapava segue com a campanha para combater atos de vandalismo e dano ao patrimônio público no município. O objetivo é conscientizar a população de que vandalismo é crime e que é necessário denunciar para inibir este tipo de ação.

O furto de fios e cabos de energia elétrica em espaços como quadras poliesportivas e praças está entre os atos de vandalismo com maior recorrência no município. Somente neste ano, a quadra poliesportiva da Vila Menino Jesus foi furtada cinco vezes.

Houve furto ainda na quadra do Jardim Rafael e na Praça da Matriz (Praça Dr. Pedro de Toledo, região central) e uma tentativa no túnel da Av. Brasil, local onde a Prefeitura havia feito manutenção na iluminação no último dia 13 de abril.

No ano passado, espaços como o Ginásio Municipal de Esportes e a quadra poliesportiva do Jardim Primavera também tiveram fios furtados.

Para denunciar, os moradores devem acionar o COI (Centro de Operações Integradas) / Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153 ou a Polícia Militar, por meio do telefone 190. Não é necessário se identificar.

A campanha de conscientização compreende ações como divulgação em redes sociais e site. De acordo com o artigo 163 do Código Penal Brasileiro, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia é crime com pena de detenção de um a seis meses. Quando o crime é praticado contra o patrimônio público – bens e serviços da União, do Estado, Município ou empresas públicas – a pena é detenção de seis meses a três anos.