Lixo Zero é tema de evento no Parque Ecológico da Moçota

Representantes da Prefeitura, de associações de bairros e outros segmentos da sociedade civil participaram na última terça-feira (28), de encontro no Parque Ecológico da Moçota para discussão de propostas de ações de sustentabilidade para o município. Intitulado Café com Atitude – Lixo Zero na Prática, o evento contou ainda com representantes do município de Guararema.

Oficinas, bate-papo e intervenção, entre outras atividades fizeram parte do encontro. O bate-papo foi conduzido pela embaixadora do Instituto Lixo Zero Caçapava, Kelly Fernandez, que falou sobre gestão de resíduos em diversos segmentos da sociedade para atingirmos a meta Lixo Zero.

Representantes da Prefeitura falaram sobre ações que vêm sendo trabalhadas no município e deram dicas sobre a coleta seletiva.

Durante todo o evento, aconteceu uma intervenção de live painting com a artista plástica Júlia de Paula. Por meio da observação da natureza e do contato com o tema, todos partilharam ideias e aprenderam na prática alguns métodos de reaproveitamento de resíduos através da compostagem doméstica, da separação correta de itens utilizados no dia a dia, como garrafas, objetos de plástico, metal, papel, vidro, itens eletrônicos e muito mais.

Divididos em grupos, os convidados se envolveram nas discussões de propostas para uma cidade ecologicamente mais saudável, o que resultou em atividades para serem executadas em diferentes bairros.

Como proposta de reeducação ambiental, foi mostrado o passo a passo para confecção de biopori para quem tem quintal ou mora na zona rural e também foi montada uma composteira doméstica com materiais de reuso (decorada e pintada ao vivo, durante o bate-papo) e sorteada ao término do Café com Atitude - Lixo Zero na prática.

A organização do evento solicitou que os presentes levassem seus próprios copos e todos os resíduos produzidos no evento foram reutilizados, garantindo a proposta de lixo zero.

Sobre o Instituto Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero vem cada vez mais inspirando ações para reduzir a produção de lixo dentro das casas, nas escolas e empresas. A meta é que 80 a 90% dos resíduos de um lugar sejam destinados de forma correta, e apenas 20 ou 10 % seja encaminhado para aterros sanitários.

Em Caçapava, o coletivo atualmente conta com cinco voluntários que participam de modo ativo e firmam parcerias com amigos, empresas e órgãos públicos, para realizar atividades e ações voltadas à redução de produção de lixo no município com o objetivo de promover um ambiente mais justo, inclusivo e solidário por meio do conceito Lixo Zero.