Prefeitura realiza supressão de espécies de árvore invasora em espaços públicos urbanos do Município

Prefeitura realiza supressão de espécies de árvore invasora  em espaços públicos urbanos do Município

02/09/2021

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Obras/ DSM (Departamento de Serviços Municipais), vai iniciar a supressão (retirada) de árvores da espécie Leucaena Leucocephala que estejam plantadas nos espaços públicos urbanos. A vegetação é uma espécie exótica invasora, que impede a riqueza e a diversidade vegetal nas áreas onde estão inseridas.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, que autorizou a extração das árvores, as espécies invasoras biológicas são atualmente a segunda maior causa de perda de biodiversidade no mundo, ficando atrás apenas da destruição dos habitats pela ação humana.

O Departamento não tem estimativa de quantas árvores dessa espécie estão espalhadas pelas áreas públicas, mas fará um estudo nos locais onde as árvores tenham sido suprimidas para verificar quais espécies seriam apropriadas para a substituição. Em geral, serão plantadas nesses espaços, árvores de pequeno porte, de espécies nativas, adequadas à arborização urbana.

A supressão da Leucaena tem por objetivo preservar a biodiversidade urbana de Caçapava e será realizada durante os serviços de manutenção e melhorias de jardins e áreas verdes, de forma contínua.