6ª etapa do Programa de Castração PET + Saudável começa esta semana com inscrições para cuidadores

6ª etapa do Programa de Castração PET + Saudável começa esta semana com inscrições para cuidadores

21/03/2023

 

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, inicia esta semana a 6ª etapa do Programa Pet + Saudável, com abertura de inscrições para cuidadores de animais. Entre os dias 20 e 26 (segunda a domingo) um formulário online estará disponível para que este público possa inscrever até seis animais na campanha. Os protetores já foram avisados.

Já no dia 1 de abril, sábado, serão abertas inscrições para a população em geral de todas as regiões da cidade, na EMEF Prof. Edmir Viana de Moura (Rua José Pançoldo Binari , 670 – Jardim Caçapava), das 9h às 15h.

Para fazer a inscrição a pessoa tem que ser maior de 18 anos e deve apresentar a seguinte documentação: Cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. Cada pessoa pode cadastrar um animal por CPF.

As cirurgias (PET DAY) serão realizadas no dia 13 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h, na escola Edmir (mesmo local das inscrições). No dia das cirurgias, cada animal deve ter um tutor responsável, que precisará acompanhá-lo durante todo o procedimento.

Ao todo, serão 200 vagas oferecidas para esta etapa, englobando as vagas destinadas aos cuidadores e ONGS cadastrados pelo Município e população.

Caso haja vagas remanescentes, será aberta novo período de inscrição, na Praça da Bandeira. A confirmação das inscrições remanescentes e os horários serão divulgados no site do Município, oportunamente.

 

A campanha

O Programa de Castração Permanente Pet Mais Saudável foi lançado em maio de 2022, com o objetivo de atender, em várias etapas, as demandas de castração de cães e gatos nas diferentes regiões do município, por meio de um castra móvel equipado, com profissionais preparados para a realização dos procedimentos.

Os procedimentos, que incluem castração e microchipagem, são gratuitos, e as famílias dos animais atendidos recebem gratuitamente um kit pós-cirúrgico com a medicação necessária para os cuidados com os pets.

O objetivo é ajudar no controle populacional de animais, melhorando a saúde e evitando o abandono de cães e gatos. Até o momento já foram realizadas 5 campanhas, totalizando a castração e microchipagem de 1209 animais.