Caçapava lança programa Florestas Urbanas

12/08/2021

A Prefeitura de Caçapava lança, no dia 14 de agosto, a partir das 9h, no bairro Pinus do Iriguassu, o Programa Florestas Urbanas, cujo objetivo é o plantio de árvores em áreas públicas e o reflorestamento de espaços verdes do município. O plantio acontece com a participação de representantes da comunidade, entre eles, crianças do bairro.

A escolha da região para o lançamento do projeto piloto levou em conta a vulnerabilidade ambiental e o diagnóstico de pontos que estão aptos para receber o plantio.

De acordo com os organizadores do programa, a participação dos representantes da comunidade será importante para a consciência ambiental dos moradores e também para que todos ajudem a cuidar do espaço e das mudas plantadas.

Para ajudar a driblar o tempo mais seco da época de estiagem, todas as mudas serão plantadas com hidrogel, o que mantém a umidade do solo. Para este primeiro plantio, foram escolhidas árvores frutíferas e espécies nativas.

O programa está em consonância com a proposta da Década da Restauração de Ecossistemas da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa a recuperação de áreas degradadas em todo o planeta.

Posteriormente, a ideia é transformar o Florestas Urbanas, em uma lei municipal que possa regulamentar e garantir sua continuidade. A viabilização de todas as ações do projeto acontece com o apoio das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, de Educação, de Indústria, Comércio e Agricultura e de Obras e Serviços Municipais.