Equipes de combate à Dengue seguem com ações em novos bairros

06/06/2022

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, continua a campanha de prevenção e conscientização para o combate à Dengue no Município. As equipes de controle de vetores da Agregue realizam, esta semana, ações de nebulização em Nova Caçapava, Jardim São José e Jardim Julieta. Já as equipes da Prefeitura realizam visitas para controle de criadouros nos bairros Vera Cruz, Jardim Maria Odete e Jardim Caçapava.

As visitas têm por objetivo conscientização e checagem da existência de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. É importante que as pessoas contribuam com as ações e fiquem atentas aos pontos de perigo em suas residências. No último boletim, divulgado no dia 1º de junho, Caçapava contabilizou 63 casos positivos da doença.

Veja as ações que devem ser feitas:

A única forma de combater a Dengue é eliminar o vetor (mosquito) transmissor do vírus. Por isso é tão importante a conscientização e o apoio da população. As ações são:

- Manter limpos os quintais e caixas d’água (que devem estar sempre tampadas);

- Limpar as calhas das residências, que não podem acumular água da chuva;

- Colocar areia nos pratinhos de flores;

- Instalar telas finas nos ralos para evitar que o mosquito se prolifere nesses ambientes;

- Guardar pneus, garrafas e qualquer outro tipo de vasilhame ou objeto que possa acumular água e se tornar criadouro;

- Caso a pessoa tenha contraído Dengue, usar repelente durante o período dos sintomas para evitar a picada do mosquito e consequente disseminação para outras pessoas.