Unidade de Saúde de Caçapava Velha recebe mutirão de coleta de exames

Unidade de Saúde de Caçapava Velha recebe mutirão de coleta de exames

27/03/2023

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, no último sábado, 25 de março, um mutirão de coleta de exames laboratoriais na unidade de saúde de Caçapava Velha. O objetivo foi antecipar a realização dos exames agendados para as pessoas que já haviam passado pelo médico e que aguardavam na fila de espera.

A estratégia tem sido constante em todas as unidades de saúde para diminuir o tempo de realização dos exames laboratoriais que não demandam urgência. A meta é conseguir atender aos pedidos encaminhados pelo médico em até 30 dias, agilizando o diagnóstico e o atendimento dos pacientes.

Os pacientes com exames agendados são avisados com antecedência pela própria equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família).

Neste último mutirão de Caçapava Velha, de 100 pessoas agendadas para a coleta, compareceram 76. Foram 24 faltas. Os faltosos terão nova chance de realizar os exames, mas voltarão para a fila de espera.

 

Faltas não justificadas

Um dos principais problemas da Atenção Básica em Saúde são as faltas não justificadas tanto no atendimento de consultas, como para a realização de exames.

Quando um paciente perde o dia marcado para o seu procedimento e não justifica com antecedência, ele automaticamente tira a vaga e o horário que poderia ser direcionado para outro paciente com a mesma demanda, aumentando assim o tempo de espera para a realização de exames, ou atendimento do médico.

É importante que todos que precisarem faltar tenham o hábito de avisar antecipadamente à unidade onde o procedimento será realizado.