Unidades de saúde realizam mutirão de exames citopatológicos neste sábado

Unidades de saúde realizam mutirão de exames citopatológicos neste sábado

10/03/2023

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, 11 de março, das 10h às 16h, um mutirão de coleta de exames citopatológicos (preventivo) em todas as unidades de saúde do município. A ação faz parte da Campanha Março Lilás, de prevenção ao câncer de colo de útero.

O objetivo é alcançar as mulheres que trabalham ao longo da semana e que, por isso, não conseguem realizar o exame no horário normal dos postinhos. Toda mulher entre 25 e 59 anos que tem ou já teve vida sexual ativa deve submeter-se ao exame periodicamente (uma vez ao ano).

Para realizar o exame, a mulher deve procurar o postinho de sua referência (de seu bairro ou região), portando RG, Carteirinha do SUS (se tiver) e comprovante de endereço atualizado. A coleta será feita no mesmo dia.

Além do mutirão de exames citopatológicos, também está inclusa na programação do mês da mulher, dois mutirões de mamografia, que acontecerão nos dias 16 e 30 de março, das 7h30 às 11h30 e das 16h às 20h, no Postão (Posto de Saúde Dr. Odilon de Souza Miranda). Poderão fazer o exame as mulheres agendadas pelos postinhos que serão avisadas pela equipe das unidades.