Caçapava realiza ações educativas dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, realiza entre os dias 20 e 23 de setembro programação especial em alusão à Semana Nacional de Trânsito. A campanha é prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro e, neste ano, tem como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

O objetivo da campanha educativa é chamar a atenção de todos os usuários, motoristas e pedestres, sobre a necessidade de comportamento seguro no trânsito.

Em Caçapava, a ação conta com uma série de intervenções em cruzamentos de vias na região central, além de distribuição de material educativo. Entre eles, flyer com instrução a motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres, idosos e crianças, do Programa Respeito à Vida, do Detran-SP; e gibis da Turma da Mônica, sobre o tema transporte rodoviário. Além de panfletos e gibis com orientações sobre o comportamento de passagem de nível e passagem de pedestres sobre trilhos, material cedido pela MRS Logística.

A intervenção consiste na dramatização de uma cena nos cruzamentos semaforizados. Uma personagem representando a morte empurra até o centro da via uma cadeira de rodas. Dentro da cadeira, um ursinho de pelúcia com ataduras representando uma criança. O objetivo é utilizar a cena montada para promover a reflexão dos ocupantes dos veículos parados próximo ao cruzamento sobre a necessidade de manter um comportamento seguro no trânsito.

Durante a parada, a equipe de educadores de trânsito abordará condutores para distribuição do material educativo na campanha.

A ação ocorre das 16h às 17h30, nos seguintes pontos:
20/09/21 - Av. Brasil cruzamento com a Ladeira São José
Av. José Moura Resende X Av. Brasil.

Dia 21/09/21 - Av. Cel. Manoel Inocêncio cruzamento com Praça da Bandeira
Av. Cel Alcântara cruzamento com Rua Cônego Rodovalho

22/09/21 - Av. Brasil cruzamento com Rua Odilon Souza Miranda
Av. Brasil cruzamento com Rua Presidente Kennedy

23/09/21 - Av. Cel. Manoel Inocêncio cruzamento com Rua Comendador João Lopes
Av. Cel. Manoel Inocêncio X Av Marquês do Herval

Participam da ação dois educadores de trânsito e dois agentes.