Saúde inicia Semana da Luta Antimanicomial com evento no CAPS II

Saúde inicia Semana da Luta Antimanicomial com evento no CAPS II

16/05/2022

 

Nesta segunda-feira (16), a Secretaria de Saúde, por meio do CAPS II realizou um Café Literário com a participação dos profissionais da rede de saúde mental, usuários dos serviços e familiares para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é no dia 18 de maio.

A data pontua e caracteriza a luta dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico, que têm o direito à liberdade, a receber tratamento e cuidados, vivendo em sociedade, ao invés da ideia ultrapassada, baseada em preconceitos, de que a pessoa deve ser isolada para que seja tratada.

Além, do Café Literário, que contou com apresentações musicais e declamação de poemas, haverá também campanha de conscientização na Praça da Bandeira, no dia 18 de maio, durante o evento realizado pela Secretaria de Cidadania – Campanha Faça Bonito (Veja neste link).

 

Movimento Antimanicomial


Esta data teve início com o Movimento da Reforma Psiquiátrica e em 1987. Teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

Uma das conquistas desse movimento foi a Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a instalação de serviços substitutivos que se baseiam pelo acompanhamento no próprio território: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Atenção Básica.



O que são os CAPS e como funcionam

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituídos por equipe multiprofissional que realiza, prioritariamente, atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental grave, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas nos processos de reabilitação psicossocial.

A rede de saúde mental do município de Caçapava é composta pela Atenção Básica (PSFs e UBSs) e pelos CAPS II, CAPS Álcool e outras drogas e CAPS Infanto Juvenil. São serviços do tipo portas abertas que atuam em conjunto com usuário, família e comunidade e funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 16h.

No primeiro atendimento, é realizado um acolhimento com um técnico do CAPS, que consiste em uma escuta qualificada, na qual, juntamente com a pessoa e/ou familiar, serão analisadas as demandas de tratamento e será apresentado um projeto terapêutico singular para acompanhamento, que pode acontecer no próprio serviço ou ser encaminhado para outro que atenda melhor às necessidades.

 

Onde procurar ajuda

 

CAPS II: Atende prioritariamente pessoas acima dos 18 anos em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes em situações que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Está localizado na Rua Major João Prudente, 315 - Vila São João. Telefone 3653-2616.

CAPS AD: Atende pessoas acima dos 18 anos que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Está localizado na Rua Dr. José de Oliveira Moura, 638 - Vila Resende. Telefone 3655-3219.

CAPS Infanto Juvenil: Atende crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Está localizado na Rua Professor Glicério Rodrigues, 151 - Jardim América. Telefone: 3655-8072.

Para casos leves ou estáveis, as unidades de Atenção Básica (PSFs e UBSs) podem ser acessadas, são espaços que compõem a rede de saúde mental. Em caso de crise aguda, o SAMU (192) também pode ser acionado e a pessoa deve ser encaminhada ao Pronto Socorro.