Tradicional Festival São João de Caçapava começa no dia 16 com programação durante dois finais de semana

Tradicional Festival São João de Caçapava começa no dia 16 com programação durante dois finais de semana

De 16 a 25 de junho, Caçapava celebra as tradições juninas com o São João de Caçapava, considerado o maior evento do gênero na região. O festival é uma homenagem a São João Batista, padroeiro de Caçapava, e é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, na Avenida Brasil (próximo à Rodoviária).

Neste ano, o festival ocorrerá em dois finais de semana: dias 16, 17 e 18, 22, 23, 24 e 25 de junho. A entrada é solidária com a doação de um quilo de alimento e, no último dia, doação de um quilo de ração animal. Durante a semana, os portões abrem às 19h. Aos sábados e domingos, o espaço abre mais cedo, às 11h.

O festival está na 17ª edição e desde 2017 faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. A programação reúne atrações artísticas e celebrações religiosas. O roteiro inclui shows musicais, apresentações de quadrilhas, cortejo de carros de boi e culinária típica.

O aspecto beneficente fica por conta da participação de 22 entidades assistenciais, cadastradas no município, que são as responsáveis pela área gastronômica do evento. Toda a renda obtida com a venda dos produtos é destinada às atividades que cada uma delas desenvolve. De acordo com pesquisa junto às instituições, o Festival São João de Caçapava impacta positivamente em até 50% na receita anual de algumas delas.

Para garantir a sustentabilidade econômica do evento, a Prefeitura buscou parcerias da iniciativa privada para custear as despesas de produção por meio de chamamento público para a captação de patrocínio.

Procissão

Neste ano, excepcionalmente, a tradicional Procissão do Mastro de São João Batista não será realizada no dia da abertura da festa. Ocorrerá na véspera, no dia 15 de junho.

Seguindo a tradição, o mastro será conduzido por homens chamados João. A saída da Igreja Matriz está prevista para depois da celebração da novena, por volta das 20h, com destino ao recinto do evento, onde será realizada uma bênção. O local, no entanto, não estará aberto para o público e as barracas não estarão em funcionamento.

Shows

A programação do Festival São João de Caçapava 2023 terá shows com grandes nomes da música brasileira e apresentações com grupos locais, representativos da cultura regional.

O show de abertura será com o Padre Fábio de Melo. Ele se apresenta dia 16, às 21h30, acompanhado por banda.

Padre Fábio José de Melo tornou-se nacionalmente conhecido por seu trabalho como comunicador. Sua obra compõe-se de seis livros publicados e também de 11 CDs.

Ele apresenta em Caçapava o show que leva o título de seu novo single: “Este Sou Eu”. O resultado, segundo define sua produção, “é um espetáculo sobre amor, fé e esperança. Amizade e paz”. Um show no qual “a palavra se mistura à canção”.

Ao todo, Fábio de Melo já vendeu mais de 3 milhões de cópias de CDs (1,8 milhão apenas na Som Livre), além de 3,5 milhões de livros. Em dezembro de 2019, entrou no ranking do Instituto QualiBest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil.

No dia 17, a atração é o show com a dupla Carreiro & Capataz, às 21h30. Unindo modernidade e tradição, inspirados em grandes nomes da música caipira, eles apresentam um espetáculo que tem como proposta principal manter viva essa cultura, ao som da viola caipira e da sanfona.

A dupla mostra um repertório que reúne canções que se tornaram hits e conquistaram o Brasil, como “Xique Bacanizado”, “Prefácio”, “Promessa”, “Sábado à Noite”, entre outras.

No domingo, dia 18, também às 21h30, o show será com a dupla Mayck & Lyan, que apresenta um repertório que vai da moderna música sertaneja aos clássicos da viola caipira.

Mayck e Lyan compõem, arranjam e interpretam sucessos que prometem fazer o público vibrar. Lyan sempre teve um enorme fascínio por violas, de acordo com sua produção. Atualmente, é considerado um dos maiores violeiros da nova geração. Já Mayck é dono de registro vocal raro e grave, o que se tornou sua marca. Os dois acabam de vencer o Prêmio da Música Brasileira 2023, como melhor dupla regional.

Segunda semana

Na semana seguinte, o cantor Daniel é a atração do dia 22 de junho. Ele traz para o Festival São João de Caçapava o show da turnê “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel”, comemorativa dos 40 anos de carreira e que homenageia o parceiro de dupla João Paulo, que morreu em 1997.

Acompanhado por banda, ele apresenta os grandes sucessos de sua trajetória. Boa parte deles, da época em que dividia o palco com João Paulo.

Entre as canções do repertório, estão “A Culpa é Sua” (Carlos Eduardo / Rick / Alexandre); “A Jiripoca vai Piar” (Adriano Bernardes); “Adoro Amar Você” (Peninha / Elias Muniz), além de composições de João Paulo, como “Poeira da Estrada” (Rick / João Paulo), entre outros.

Cenário e iluminação especiais completam o espetáculo do cantor. A turnê teve início em maio e deve passar pelas principais cidades brasileiras.

No dia 23 de junho, a programação contará com dois shows à noite. Um deles fica por conta do cantor e compositor Tuia, às 20h, que apresenta um repertório com canções próprias e releituras de grandes sucessos da música brasileira.

Já às 21h30, o palco será ocupado pelo cantor e compositor mineiro Zé Geraldo. Com mais de 40 anos de carreira, o artista traz um repertório que passeia por suas principais composições. Além de músicas que foram registradas no mais recente trabalho, “Hey Zé!”, lançado em 2019 e que contou com a participação de nomes como Chico Teixeira.

Conhecido do público brasileiro por suas canções que combinam poesia com o chamado “rock rural”, Zé Geraldo contabiliza 17 álbuns e três DVDs lançados, além de coletâneas, participações e compactos. É aclamado como artista independente, contando sempre com uma plateia fiel que amplifica seus versos e lota os shows por onde passa.

No Dia de São João, dia 24 de junho, a programação terá como destaque show às 20h com o cantor Donizeti Camargo, intérprete do hit “Galopeira”, música que o tornou conhecido em todo o Brasil.

O músico iniciou a carreira aos 5 anos de idade, em Conchas, no interior de São Paulo, cantando ao lado do seu pai em pequenos bares. Aos poucos consolidou-se no mercado sertanejo, tornando-se conhecido dentro e fora do Brasil, tendo recebido no México, em 1982, o prêmio de Melhor Voz Infantil da América Latina.

Ao longo de sua trajetória, lançou dois compactos, nove Lps, nove CDs e dois EPs, totalizando mais de meio milhão de discos vendidos. Além de “Galopeira”, o repertório do show conta com sucessos como “Canarinho Dobrador”, “Ai Amor”, “Onde Andará”, entre outros.

Já às 21h30, o forró da banda Kixabeira promete fazer o público dançar com um show que apresenta grandes sucessos do gênero. O repertório passeia por ritmos como baião, xote, forró, frevo e xaxado, homenageando nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Elba Ramalho, entre outros. Em Caçapava, a banda terá como convidada especial a cantora Joh Corrêa, da banda Obahia.

Encerrando a programação de shows, no dia 25 de junho, às 21h30o Festival São João de Caçapava receberá novamente o cantor, compositor e ator Gabriel Sater. O show terá a participação especial da Orquestra Canto da Viola, de Caçapava.

Acompanhado por banda, Gabriel Sater apresenta em Caçapava o show “Noites Pantaneiras”. O espetáculo é fruto do lançamento do seu 5º CD, “Erva Doce”, e de seu grande sucesso na TV como o peão Xeréu Trindade, no remake da novela Pantanal (TV Globo, 2022).

No repertório estão composições autorais e releituras, que fizeram grande sucesso em novelas, filmes, peças teatrais. Entre elas “Amor de Índio” (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), “Noite de Tempestade” (Gabriel Sater e Luiz Carlos Sá), e “Cavalo Preto” (Anacleto Rosas Jr.), recentemente regravada e lançada por Gabriel Sater e muito executada na novela “Pantanal”.

Trindade”, “Marruá” e “Tereré”, temas instrumentais compostos por Gabriel Sater e parceiros, especialmente para seu personagem Xeréu Trindade executar virtuosamente na novela, também estão no roteiro.

Tocando em Frente”, “Comitiva Esperança”, “Quando For a Hora” (G.Sater, Renato Teixeira e João Gaspar) e “Meu Lugar” (Gabriel Sater, L. Aguiari e César Leite) são outras que devem ser executadas. Além de “Tem Que Ter Coragem” (G.Sater e Negão dos Santos) e diversas outras canções e temas instrumentais que fazem parte dos seis trabalhos lançados pelo multi artista completam o repertório do seu show.

Apresentações de grupos locais

A programação da 17ª edição do Festival São João de Caçapava oferece atrações como apresentações de quadrilhas juninas, cortejo de carros de boi, estande de artesanato e apresentações de músicos e grupos locais todos os dias. Durante a semana, as atividades terão início às 19h e, nos finais de semana, às 11h, com almoço e apresentações artísticas.

Estão programados espetáculos com atrações que vão da música caipira raiz a performances teatrais, passando por grupos de música regional. Uma atração especial será o tradicional cortejo de carros de boi, que ocorrerá no dia 17 de junho, com chegada ao recinto da festa previsto para 11h30. Além disso, no dia 25, às 13h30, haverá o Show de Prêmios de São João.

Festival São João de Caçapava 2023 – Dias 16, 17, 18, 22, 23, 24 e 25 de junho. Local: Av. Brasil, próximo à Rodoviária. Entrada gratuita com doação de um quilo de alimento. Informações: Tel. (12) 3652-9222.