Trator do acervo do Museu Roberto Lee será reformado por meio de doação de colecionadores

Trator do acervo do Museu Roberto Lee será reformado por meio de doação de colecionadores

A Prefeitura de Caçapava realiza neste domingo (26), às 9h, cerimônia de assinatura do termo de doação da reforma do trator MAN, que integra o acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee. A ação, aberta ao público, ocorrerá na sede do museu, na Rua Santo Antonio, S/N, na Vera Cruz.

O veículo será reformado por meio de doação proveniente de uma ação entre um grupo de colecionadores de tratores de todo o Brasil, entusiastas do antigomobilismo, representados por Lucas Micheletti e João Batista Guedes de Mello. A doação está sendo feita a partir de chamamento público, conforme Edital 08/2023.

O veículo integra o acervo do museu, mas não consta na lista de carros tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Por isso, é passível de reforma, em vez de ação de restauro. A reforma contemplará limpeza de peças, serviços de funilaria e pintura.

O Trator MAN, de fabricação alemã, de 1956, a diesel, tração quatro por quatro, é considerado um exemplar raro e diferenciado para a época em que foi produzido. Segundo documentos históricos, Roberto Lee comprou o trator de uma revendedora de São Paulo, para utilizá-lo nas atividades agrícolas na sede de sua fazenda, em Caçapava.

O modelo, após a reforma, voltará a ser exposto no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas de Caçapava.