ACESSIBILIDADE

Trator do acervo do Museu Roberto Lee será reformado por meio de doação de colecionadores

Trator do acervo do Museu Roberto Lee será reformado por meio de doação de colecionadores

A Prefeitura de Caçapava realiza neste domingo (26), às 9h, cerimônia de assinatura do termo de doação da reforma do trator MAN, que integra o acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee. A ação, aberta ao público, ocorrerá na sede do museu, na Rua Santo Antonio, S/N, na Vera Cruz.

O veículo será reformado por meio de doação proveniente de uma ação entre um grupo de colecionadores de tratores de todo o Brasil, entusiastas do antigomobilismo, representados por Lucas Micheletti e João Batista Guedes de Mello. A doação está sendo feita a partir de chamamento público, conforme Edital 08/2023.

O veículo integra o acervo do museu, mas não consta na lista de carros tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Por isso, é passível de reforma, em vez de ação de restauro. A reforma contemplará limpeza de peças, serviços de funilaria e pintura.

O Trator MAN, de fabricação alemã, de 1956, a diesel, tração quatro por quatro, é considerado um exemplar raro e diferenciado para a época em que foi produzido. Segundo documentos históricos, Roberto Lee comprou o trator de uma revendedora de São Paulo, para utilizá-lo nas atividades agrícolas na sede de sua fazenda, em Caçapava.

O modelo, após a reforma, voltará a ser exposto no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas de Caçapava.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.