Vacinação contra a Influenza é ampliada para todos os públicos

Vacinação contra a Influenza é ampliada para todos os públicos

02/05/2024

 

A vacinação contra a Influenza, originalmente lançada em forma de Campanha Nacional até o dia 31 de maio de 2024 para público-alvo, passa a ser, a partir de agora, aberta a toda população não vacinada com 6 meses de idade ou mais.

Essa recomendação foi tomada pelo Programa Nacional de Imunizações (DPNI), que considerou como um dos motivos o início precoce da campanha, no mês de março. Considera-se também a baixa adesão do público-alvo. Em Caçapava, por exemplo, apenas cerca de 25% dessa população prioritária se imunizou contra a Influenza até o momento.

Para receber a dose da vacina contra a Influenza, a pessoa deve procurar uma das salas de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. A imunização acontece nas seguintes unidades:

- ESF Nova Caçapava (Nessa unidade há horário ampliado, das 7h às 18h)

- ESF Caçapava Velha

- ESF Vila Paraíso

- ESF Piedade

- ESF Vila Menino Jesus

- UBS Centro de Saúde

É importante levar documento de identificação e quem tiver carteirinha de vacinação.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, cujos casos podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito.

Apesar da ampliação, todos os esforços deverão ser continuados para vacinar os grupos-alvo que são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Entre eles destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças menores de cinco anos de idade e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, como por exemplo cardiorrespiratórias, com obesidade mórbida, diabetes, imunossupressão, entre outras.