Prefeitura convoca população para cadastramento nas unidades de saúde

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, convoca os usuários do SUS para se cadastrarem nas unidades de saúde mais próximas de suas residências a partir do dia 2 de dezembro.

A medida se faz necessária depois que o Ministério da Saúde emitiu a Portaria n.º 2.979, de 12 de novembro de 2019, que determina que as verbas federais para o custeio da atenção primária à saúde serão enviadas de acordo com o número de usuários cadastrados e não mais pelo número total da população.

A medida vale para todas as cidades. Em Caçapava, de acordo com a Secretaria de Saúde, apenas 30% da população é cadastrada no Sistema SUS.

Para efetuar o cadastramento, a pessoa deve procurar um dos postinhos em seus horários de funcionamento, levando os seguintes documentos: CPF, RG, Certidão de Nascimento para menores que não tenham RG, Cartão SUS (se tiver) e comprovante de endereço.

É importante que todos os munícipes colaborem e façam o cadastramento. Mesmo aqueles que já tenham o cartão SUS, devem procurar o posto de saúde mais próximo para certificar as informações, como atualização de endereço e cartão SUS vinculado ao CPF.

Os postos de saúde que realizarão o cadastramento são os seguintes: ESF Caçapava Velha, ESF Eldorado, ESF Jardim Caçapava, ESF Jardim Rafael, ESF Jardim São José, ESF Maria Elmira, ESF Nova Caçapava, ESF Piedade, ESF Pinus Iriguassu, ESF Tataúba, ESF Vera Cruz, ESF Vila Antônio Augusto, ESF Vila Menino Jesus, ESF Vila Paraíso, ESF Vila Prudente, ESF Santa Luzia, ESF Vila Santos, ESF Vila Santa Izabel, UBS Centro de Saúde.