Caçapava faz entrega de maletas literárias para alunos da Educação Infantil

02/05/2024

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação, começou esta semana a entrega das maletas literárias com livros de histórias para os alunos da Educação Infantil. Ao todo são cerca de 3.000 maletas que serão entregues em todas as unidades que atendem alunos de 0 a 5 anos.

A primeira escola a receber as maletas foi a EMEIPI Mariquinha Lara, no Jardim Caçapava, que realizou uma cerimônia de entrega simbólica, na terça-feira (30), com a presença dos pais e de autoridades municipais. Logo após, os pais receberam as maletas dos professores nas salas de aula. As demais escolas seguirão seus cronogramas de entrega.

As maletas são constituídas por seis livros de histórias, apropriadas para cada faixa etária, abrangendo desde o berçário até o infantil 2. As histórias são de autores diversos do Projeto Cantando e Contando. O Projeto Literário foi lançado em abril do ano passado (2023) como forma de incentivar a leitura e estimular a literacia familiar, dentro do programa Semente do Amanhã.

A proposta é que os livros sejam levados para casa para poderem ser lidos pelas famílias junto com as crianças. A literacia familiar consiste nessa prática de promover a convivência entre pais e filhos por meio da leitura, de forma lúdica e participativa. Os professores também trabalham com os livros em sala de aula ao longo do ano.

Além de fortalecer o vínculo entre as famílias, a proposta do programa é fazer com que as crianças cheguem também mais preparadas aos anos iniciais do ensino fundamental. Para algumas crianças, os livros são o primeiro acervo literário de suas vidas.