Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realiza eleições para biênio 2024/2026

09/05/2024

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) está com inscrições abertas para a eleição de novos membros da sociedade civil que constituirão o colegiado para o biênio 2024/2026. As entidades, instituições ou movimento que desejem participar do pleito deverão apresentar seus candidatos por meio de ofício endereçado ao CMDPI, protocolado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social até às 16h do dia 16 de maio, próxima quinta-feira.

A eleição acontecerá no dia 20 de maio, na Secretaria de Desenvolvimento Social, no período das 9h às 15h. Os candidatos serão eleitos pelo voto direto dos eleitores que comparecerem no local e data designada para a eleição.

Para ser membro do CMDPI, o candidato deverá ser brasileiro, ter reconhecida idoneidade moral, ter idade superior a 21 anos, ter residência ou trabalho no município, estar em pleno gozo dos direitos políticos e ter envolvimento com políticas da pessoa idosa junto à Secretaria de Desenvolvimento Social.

O CMDPI será composto por dez membros titulares, sendo 5 representantes da sociedade civil e cinco representantes do poder público, com seus respectivos suplentes. Os representantes do Governo Municipal serão indicados pelo mesmo.

A proclamação dos eleitos será realizada pelo Presidente do CMDPI, logo após o término da eleição. E a posse dos conselheiros ocorrerá no dia 21 de maio, às 14h, na Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica na Rua Alberto Pinto de Faria, 290 – Jardim Julieta. O edital na íntegra está disponível NESTE LINK.