Departamento de Turismo de Caçapava participa de capacitação em São Paulo sobre diagnóstico do turismo no município

O Departamento de Turismo da Prefeitura de Caçapava representou o município na “Capacitação de Pesquisa de Demanda para o Ranqueamento”, evento promovido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e a AMITESP (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), que ocorreu no auditório da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, na última semana.

Mais de 200 pessoas representando 105 municípios do estado, entre prefeitos, gestores, técnicos e representantes de conselhos municipais, participaram da capacitação que foi ministrada pelo professor da EACH-USP, Edegar Tomazzoni, e os doutorandos Pedro Scrivano e Vinicius Rocha Biscaro.

A capacitação é a primeira ação do Observatório de Turismo para o interior do estado de São Paulo, projeto lançado em junho por meio de uma parceria entre a AMITESP e a USP, em conjunto com os municípios. O objetivo é construir um diagnóstico sobre o turismo nos municípios, por meio de pesquisa sobre o perfil do segmento em cada ente.

A ideia é desenvolver, a partir desses dados, políticas públicas assertivas para o município. A pesquisa de demanda, que foi realizada de acordo com o Plano Diretor de Turismo, é uma das etapas para que Caçapava se torne MIT (Município de Interesse Turístico).

A expectativa é de que o Observatório de Turismo se consolide como um centro de referência para o setor, fortalecendo a colaboração entre os municípios associados e impulsionando o desenvolvimento econômico e social, por meio do turismo.