Zélia de Castro Marques começa ano letivo em regime de Escola em Tempo Integral

Zélia de Castro Marques começa ano letivo em regime de Escola em Tempo Integral

07/02/2024


Os alunos matriculados na EMEF Zélia de Castro Marques, em Caçapava Velha, começarão o ano letivo, no próximo dia 15 de fevereiro, com uma nova rotina. A Secretaria de Educação aderiu ao Programa do Governo Federal Escola em Tempo Integral e passará a atender no período das 7h30 às 16h30.

Os alunos receberão lanche e almoço na escola e terão aulas nos dois turnos, com uma matriz curricular integrada que, além das disciplinas tradicionais como português e matemática, englobará também cultura maker, implantação das aulas de Inglês, múltiplas linguagens, experiências esportivas, vivências recreativas, projeto de vida, orientação de aprendizagem, orientação alimentar e de saúde e qualidade de vida.

Em Caçapava, além da escola Zélia, a EMEF Dapnhe César Ghidella, que já funcionava nos dois turnos, aderiu ao programa, este ano. A partir de agora, a escola passa a ter uma matriz curricular em turno único, ou seja, não mais terá um período de aulas e outro para atividades complementares e reforço, mas sim dois turnos de aula, com matriz curricular única, como preconiza o programa.

A escola em período integral compreende uma jornada mínima de 7 horas por dia, ou 35 horas semanais. As duas escolas de Caçapava terão a carga horária de 9h de atividades por dia.

O programa prevê assistência técnica e financeira com repasse de valores do Governo Federal de acordo com o número de alunos matriculados. O valor de fomento por matrícula é de R$ 4.272,57 e, para Caçapava, o Governo Federal pactuou 228 matrículas para 2024. O número de alunos nas duas escolas é de 542.

O repasse é usado para melhorias no sistema escolar, que possibilitem atender a oferta em período integral, como por exemplo, investimentos na estrutura do refeitório e material didático para as novas atividades desenvolvidas. A aplicação do recurso pode ser direcionada, prioritariamente, para a unidade que tenha maiores demandas de investimentos.
O Programa Escola em Tempo Integral engloba um conjunto de estratégias, coordenadas pelo Ministério da Educação, para viabilizar o alcance da meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), objetivando, principalmente, a ampliação da oferta em período integral para as escolas de Ensino Fundamental, priorizando aquelas em situação de maior vulnerabilidade.

Para apresentar o programa para as duas escolas, diversas reuniões foram realizadas com a equipe escolar e com os pais, ou responsáveis pelos alunos.



Creches e Educação Infantil



Em Caçapava, o período integral já é referência para 695 alunos das creches e da Educação Infantil. Ao todo, o município conta com 5 creches e mais uma escola de educação infantil (EMEI Maria José de Siqueira Lara) que funcionam em regime de atendimento integral.

 

 

Foto: Reunião com pais EMEF Zélia de Castro e abaixo EMEF Dapnhe