Comissão da Primeira Infância de Caçapava visita São Sebastião para conhecer políticas públicas voltadas para a área

19/01/2024

Uma comitiva formada por integrantes das secretarias de Educação, Saúde e Cidadania, esteve, nessa quinta-feira (18), em São Sebastião, para conhecer as políticas públicas para a Primeira Infância do município, que têm sido referência no assunto para as demais cidades.

A visita foi intermediada pela articuladora de Atenção Básica do DRSXVII Taubaté, Denise Mendes Ribeiro. E a comitiva foi recebida pela Chefe de Divisão da Primeiríssima Infância de São Sebastião, Priscila Magalhães Santana; pela Secretária Adjunta da Educação Fábia; pela Diretora de Especialidades Angelica Oliveira e pela coordenadora do Centro Gestacional, Juliana Louro Tenório.

Fizeram parte da comitiva de Caçapava: a Chefe de seção de Saúde Mental da Secretaria de Saúde; Carolina Campmany Requena Barbosa Mancilha; a Chefe da divisão de Educação Especial da Secretaria da Educação, Christiane Moreira Jorge e a Coordenadora do CRAS Silvia Provasi Bannout, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Rafaella Elis Santos Souza Almeida.

A comitiva passou pela USF do Jaraguá, creche Débora Bahia, USF do Canto do Mar/CAPS, Centro de Saúde Joseane, conheceram o CIAMA, reabilitação, Centro Gestacional e Maternidade.

A Chefe de Divisão de Primeiríssima Infância Priscila Magalhães Santana explicou todo o processo de implantação da Legislação Municipal de Primeira Infância, formação do Comitê Gestor e etapas de elaboração do Plano Municipal e foi convidada a vir à Caçapava auxiliar no processo de implantação do plano no município.

Em outubro de 2023, o Município de Caçapava começou a elaborar o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), um importante instrumento que prevê a elaboração de políticas públicas que contemplem a garantia de direitos de crianças de 0 a 6 anos.

A próxima reunião da comissão encarregada para promover e coordenar a elaboração do plano acontece na próxima segunda-feira (22), na Secretaria de Cidadania.

Fotos: Prefeitura de São Sebastião